Por ter objetivos diferentes frente aos textos que lê, o leitor assume posturas variadas em suas leituras. Desse modo, dentre muitas outras possibilidades, o leitor pode realizar leitura de “busca de informação, de “estudo de texto”, de “pretexto”, de “fruição do texto”, “para praticar a leitura em voz alta” etc. Segundo Geraldi, em O texto na sala de aula (2004), a escola, motivada pelo sistema capitalista, normalmente não estimula uma dessas posturas.
SOUZA, Gelson Martins de; MACEIS, Valéria Adriana. Produção Textual I. Maringá - PR: Unicesumar, 2022.
Assinale a alternativa que apresenta a postura não estimulada pela escola.
Alternativas
Alternativa 1:
A leitura "pretexto".
Alternativa 2:
A leitura "estudo de texto".
Alternativa 3:
A leitura "fruição do texto".
Alternativa 4:
A leitura "busca de informação".
Alternativa 5:
A leitura para praticar a leitura em voz alta.
Respostas
Resposta:
Alternativa 3: A leitura ``fruição de texto´´
Explicação:
Retoma-se o conceito de leitura fruição entendendo como a leitura realizada pelo gozo em ler, sem a necessidade de haver uma atividade conseguinte da leitura, apenas a prática desta como uma atividade prazerosa em sala de aula com os alunos.
Todas as outras sucedem uma atividade conseguinte. A leitura fruição de texto é a única que excede esse padrão de sucessão de atividades.
A postura não estimulada pela escola é a leitura "fruição do texto". Por causa disso, deve ser marcada a alternativa 3.
O que é a leitura como fruição do texto?
A leitura como fruição do texto se caracteriza como a leitura que é realizada pelo simples prazer de ler, sem que haja vínculo com uma necessidade. Essa leitura é realizada para levar divertimento ao leitor, que pode passar a se sentir menos entendiado.
Esse tipo de leitura é pouco usado na escola, uma vez que todas as leituras são sucedidas por atividades correlacionadas.
Veja mais sobre leitura na escola:
https://brainly.com.br/tarefa/51148197
#SPJ2