• Matéria: História
  • Autor: girllianesillvas
  • Perguntado 2 anos atrás

Leia, com atenção, o fragmento de texto a seguir.
Enquanto na Europa os ventos da modernidade exorcizavam a tradição medieval, no Brasil implantavam-se formas de economia pré-capitalistas, com grandes proprietários de terra. A economia colonia expandiu-se em torno do engenho de açúcar, recorrendo ao trabalho escravo, inicialmente dos índios e, depois, dos negros africanos. Nesse contexto, a educação não constituia meta prioritária, já que o desempenho de funções na agricultura não exigia formação especial. Apesar disso, as metrópoles europeias enviaram religiosos para o trabalho missionário e pedagógico. Foram os jesuítas que, em maior número e atuação efetiva, obtiveram resultado mais significativo, porque se empenharam na atividade pedagógica, para eles considerada primordial.
(ARANHA, M. L. A. História da Educação e da Pedagogia: Geral e do Brasil. 2006, p. 139-140 - com adaptações) Sobre a atividade pedagógica jesuítica, é CORRETO afirmar que:
O- o método educacional das escolas jesuítas seguiam as diretrizes do Ratio Studiorum eram ministradas de modo verbal e baseavam-se no diálogo crítico e reflexivo.
O- a leitura e a discussão dos textos clássicos da literatura, da filosofia e dos pensadores renascentistas constituía a base da formação intelectual oferecida pelos jesuítas.
O- o ensino regular, responsabilidade dos missionários jesuitas, era igualmente ofertado e atendia, indistintamente, os filhos dos colonos e os índios nas regiões de missões.
O- a ação pedagógica jesuítica encontrava apoio na subordinação da filosofia e da ciência às verdades da fé como recurso educativo e de promoção da escolástica medieval.
O- a pedagogica jesuítica fundametava-se na promoção da autonomia intelectual ena crítica da ordem social, do poder político, dos valores, dos costumes e da fé cristã.​

Respostas

respondido por: miihandrade71
0

Resposta:

a ação pedagógica jesuítica encontrava apoio na subordinação da filosofia e da ciência às verdades da fé como recurso educativo e de promoção da escolástica medieval.

Explicação:

Corrigido no AVA

Perguntas similares