Após a normatização aplicada no Primeiro Formulário Normal, o processo de normalização tem segmento com o Segundo Formulário ou Forma Normal (2NF), que deverá indicar relações entre atributos. Sua função nesse caso é: Normatiza tabelas do SQL. Normatiza funções manuais da administração de banco de dados. Aponta para atributos que devem fundamentalmente ser dependentes de uma chave primária. Aponta deficiências processuais no trânsito de dados.
Respostas
Segunda forma normal, a 2NF é baseada no conceito de dependência funcional total, com relação a chaves compostas, ou seja, devem fundamentalmente ser dependentes de uma chave primária de dois ou mais atributos, portanto alternativa C é a correta.
Normalização de Bancos de Dados Relacionais
A normalização existe para que os dados inseridos em um banco de dados, sejam arrumados em tabelas, a partir de critérios, o que exclui duplicidades, redundâncias, não especificidade, reduzindo assim as chances de falhas quando o programa estiver ativo.
Para executar a normalização, algumas regras devem ser respeitadas. Veja abaixo quais são elas:
- 1FN - 1ª Forma Normal: Aqui a tabela inclui dados primário, onde cada célula deve fazer referência à colunas específica, não devendo portanto conter grupos repetidos e nem atributos com mais de um valor.
Um bom exemplo é a criação de uma tabela para cadastro de telefones, obrigatoriamente o usuário deve ser único, ou seja, cada nome deve ter apenas um ID, se ao digitar um mesmo nome, a tabela deve acusar que já há cadastro, assim evitar duplicidade.
TELEFONES = { PESSOA_ID + TELEFONE }
- 2FN - 2ª Forma Normal: para ser uma 2FN é preciso ser antes uma 1FN, ou seja, seus atributos dependem da chave primária.
Observe o exemplo abaixo onde se tem uma tabela de alunos por curso:
ALUNOS_CURSOS = {ID_ALUNO + ID_CURSO + NOTA}
Para saber a ID do curso, em 2FN, deve-se obrigatoriamente atribuir essa informação à uma outra tabela anterior que contenha a descrição do curso e sua identificação, veja abaixo:
CURSOS = {ID_CURSO + DESCRICAO}
- 3FN - 3ª Forma Normal: seguindo a lógica, esta deve ser dependente da 2FN. Percebe-se portanto o acúmulo de atribuições.
Exemplo de planilha para cadastro de funcionário, que para ocorrer deve conter seu núemro de matrícula, nome, cargo e descrição de cargo. O atributo DESCRICAO_CARGO depende exclusivamente de ID_CARGO e, portanto, deve-se criar tabelas prévias, onde deve existir os cargos e os funcionários, seguindo a lógica:
FUNCIONARIOS = { ID + NOME + IDENTIFICAÇÃO_CARGO }
CARGOS = { ID_CARGO + DESCRICAO }
Aprenda mais sobre normalização de banco de dados aqui: https://brainly.com.br/tarefa/22840028
#SPJ1