1 - Identifique nos textos as partes do engenho, a etapa de produção do açúcar e a camada social a qual se referem:
Moradia do senhor, a ____________, normalmente possuía uma planta retangular, dois pavimentos, uma escada externa dando acesso a uma pequena varanda, várias salas e quartos, duas cozinhas e despensa.
A vida social do engenho de açúcar em parte se realizava nas ___________________, que tanto se prestavam para demonstrar a fé católica do senhor de engenho como também as suas posses.
O _____________________ era um título a que muitos aspiravam porque trazia consigo o ser servido, obedecido e respeitado por muitos.
Local onde ficavam os ______________ e seus ______________, a __________________. Construção bastante precária sob o ponto de vista de conforto, durabilidade e segurança. Essa camada social realizava os mais diversos trabalhos como: _____________________________________________________________________________________________________________.
O trabalho mais bem pago dentro do engenho era o do _________________, pois a qualidade do produto final dependia do seu conhecimento e experiência.
O _________________ era o encarregado da administração do engenho, e controlava o ritmo da produção do açúcar e garantia um bom funcionamento dos equipamentos do engenho.
A purificação do açúcar era feito na _____________.
O engenho empregava muitos trabalhadores assalariados como ________________, _________, _____________, _____________ entre outros.
Respostas
Sobre as áreas que faziam parte do engenho, a etapa de produção do açúcar e camada social que estava presente nesse período da história do Brasil, as palavras que completam as lacunas são:
- Casa-grande
- Igrejas
- Senhor de engenho
- Escravizados
- Familiares
- Senzala
- Plantio
- Colheita
- Plantio e corte da cana-de-açúcar, cuidavam da pecuária, do serviço doméstico e diversas outras funções
- Mestre açucareiro
- Feitor mor
- Casa de purgar
- Mestre-açucareiro, caldeireiro, feito do campo, purgador
O engenho de produção do açúcar
O engenho de produção do açúcar foi o principal local onde a economia colonial se desenvolveu. Para que a obtenção do produto final, o açúcar, era necessário a implantação de um local adequado para a transformação da cana-de-açúcar.
No engenho o trabalho braçal desde o plantio, o corte e o transporte da cana-de-açúcar era realizado pelos escravizados que também se envolviam em outras etapas. Nesse local, havia também os trabalhadores assalariados que desempenhavam diversas funções.
Aprenda mais sobre a produção do açucar no Brasil em: https://brainly.com.br/tarefa/31744928
#SPJ1