Aprendizado de Máquinas Semana 2
PERGUNTA 1
Escolha a alternativa que associa corretamente os papéis das pessoas envolvidas com sistemas especialistas e a suas respectivas descrições.
Especialista de domínio.
Engenheiro de conhecimento.
Usuário final.
Projeta as regras para o sistema especialista.
Aplica o sistema especialista para obter os resultados esperados.
Possui o conhecimento necessário para a criação do sistema especialista.
1 - I; 2 - III; 3 - II
1 - I; 2 - II; 3 - III
1 - III; 2 - II; 3 - I
1 - III; 2 - I; 3 - II
1 - II; 2 - I; 3 - III
PERGUNTA 2
Dadas as seguintes regras de um sistema de produção:
Regra 1: Se Aspecto = Nuvens então Jogar Tênis = sim
Regra 2: Se Aspecto = Sol ∧ Umidade = Normal então Jogar Tênis = Sim
Regra 3: Se Aspecto = Chuvoso ∧ Vento = Fraco então Jogar Tênis = sim
E a base de dados com os seguintes fatos:
Aspecto = Sol
Umidade = Normal
Vento = Fraco
Escolha a alternativa correta que indica as regras ativadas a partir de encadeamento para a frente.
A estratégia de resolução de conflitos deve ser aplicada para decidir qual regra ativar. Isso acontece porque a regra 1 e a regra 3 são ativadas.
A estratégia de resolução de conflitos deve ser aplicada para decidir qual regra ativar. Isso acontece porque a regra 1 é ativada e parte da regra 3 é ativada (Vento = Fraco).
Como existe a regra 1 que contempla um único atributo para decidir se joga, então o sistema especialista terá que perguntar ao usuário se o Aspecto é Nublado para ativar a regra 1.
As regras não são ativadas porque não existe regra que contemple os três atributos: Aspecto = Sol, Umidade = Normal e Vento = Fraco.
A regra 2 é ativada e sua conclusão é adicionada à base de dados de fatos.
PERGUNTA 3
Existem métodos para resolução de conflitos para alguma situação na qual mais de uma conclusão de uma regra pode ser deduzida a partir de um conjunto de fatos. Indique a alternativa que apresenta corretamente um dos métodos de resolução de conflitos.
Estratégia da história: ativar a regra que tenha maior histórico de ativação.
Por níveis de prioridade: são atribuídos níveis para as regras e, quando ocorre um conflito, a regra que tiver o maior nível de prioridade é ativada.
Estratégia da primeira combinação: que envolve ativar a conclusão que for gerada a partir da primeira regra ativada.
Estratégia último “match”: que estabelece última regra que é ativada na base de conhecimento é a que será aplicada.
Estratégia aleatória: utiliza de uma função aleatória para decidir qual regra será aplicada para resolver o conflito.
PERGUNTA 4
Escolha a alternativa que apresenta corretamente algumas das características do algoritmo One-Rule (1R).
Permite de encontrar regras de associação, mas o algoritmo faz isso com uma complexidade exponencial.
Permite encontrar regras de associação de forma fácil, testando um único atributo, e possui baixo custo computacional.
Permite encontrar regras de associação de forma fácil, testando um único atributo, mas possui alto custo computacional.
Permite de encontrar regras de associação entre vários atributos, e possui uma baixa complexidade computacional.
Permite encontrar regras de classificação que testam vários atributos, mas o algoritmo faz isso com uma complexidade exponencial.
PERGUNTA 5
Indique a alternativa que apresenta as afirmações corretas sobre as propriedades da indução de regras de decisão a partir de árvores de decisão.
Qualquer árvore de decisão pode ser facilmente reescrita em um conjunto de regras de decisão.
Cada regra corresponde a um percurso desde a raiz da árvore até uma folha.
Existem o dobro de regras em relação a quantidade de folhas da árvore de decisão.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
PERGUNTA 6
Suponha o conjunto de treinamento apresentado na Tabela 1 do problema de decisão de jogar ou não tênis.
Exemplos de Treino
|Dia|Aspecto|Temp.|Umidade|Vento|Jogar Tênis|
|D1|Sol|Quente|Elevada|Fraco|Não|
|D2|Sol|Quente|Elevada|Forte|Não|
|D3|Nuvens|Quente|Elevada|Fraco|Sim|
|D4|Chuva|Ameno|Elevada|Fraco|Sim|
|D5|Chuva|Fresco|Normal|Fraco|Sim|
|D6|Chuva|Fresco|Normal|Forte|Não|
|D7|Nuvens|Fresco|Normal|Fraco|Sim|
|D8|Sol|Ameno|Elevada|Fraco|Não|
|D9|Sol|Fresco|Normal|Fraco|Sim|
|D10|Chuva|Ameno|Normal|Forte|Sim|
|D11|Sol|Ameno|Normal|Forte|Sim|
|D12|Nuvens|Ameno|Elevada|Forte|Sim|
|D13|Nuvens|Quente|Normal|Fraco|Sim|
|D14|Chuva|Ameno|Elevada|Forte|Não|
Tabela 1. Conjunto de treinamento
Escolha a alternativa correta que apresenta a regra de decisão para os atributos de entrada:
Aspecto = Sol.
Umidade = Normal.
Se Aspecto = Sol ∧ Umidade = Normal ∧ Vento =Forte então Jogar Tênis = Sim
Se Temperatura = Ensolarado ∧ Umidade ≤ 75 ⇒ Jogar Tênis = Sim
Se Aspecto = Sol ∧ Umidade = Normal então Jogar Tênis = Sim
Se Aspecto = Sol ∧ Umidade = Normal ∧ Vento =Fraco então Jogar Tênis= Não
Se Aspecto = Sol ∧ Umidade = Normal então Jogar Tênis = Não
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
PERGUNTA 1: 1-III; 2-I; 3-II
PERGUNTA 2: A regra 2 é ativada e sua conclusão é adicionada à base de dados de fatos.
PERGUNTA 3: Por níveis de prioridade: são atribuídos níveis para as regras e, quando ocorre um conflito, a regra que tiver o maior nível de prioridade é ativada.
PERGUNTA 4: Permite encontrar regras de associação de forma fácil, testando um único atributo, e possui baixo custo computacional.
PERGUNTA 5: I e II, apenas.
PERGUNTA 6: Se Aspecto = Sol ∧ Umidade = Normal então Jogar Tênis = Sim
Explicação: 10/10
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