Azia e queimação no estômago são sintomas que sugerem o refluxo gastroesofágico. O refluxo gastroesofágico é a volta do conteúdo gástrico do estômago para o esôfago. Segundo profissionais da área, isso não deveria acontecer, pois, após a ingestão e o alimento chegar no estômago, ele é mistura com o ácido clorídrico, deixando-o bastante ácido. Após esse processo, o caminho correto do quimo, agora assim denominado, é em direção ao intestino delgado, mas especificamente no duodeno. Essa acidez que o quimo apresenta ao sair do estômago poderia causar ulcerações no duodeno, porém isso não ocorre. Disserte sobre por que o quimo não causa ulcerações no duodeno e quais mecanismos/substâncias estão associados a este processo.
FONTE: jornal. Usp. Br/atualidades/todas-as-pessoas-durante-o-dia-acabam-tendo-algum-grau-de-refluxo/. Acesso em: 4 out. 2019. ( * Máximo 4000 caracteres )
Respostas
respondido por:
1
O quimo não causa ulcerações no duodeno porque nessa parte do intestino é liberado o suco pancreático e bicarbonato de sódio, o qual neutraliza a acidez do quimo.
O que é o quimo?
O alimento (bolo alimentar) quando chega ao estômago é submetido à ação do suco gástrico, após isso essa massa formada é chamada de quimo.
Depois do estômago, o quimo segue para o duodeno, sofrendo a ação de vários compostos, como o suco pancreático, a bile e o suco entérico.
- O suco pancreático: continuidade do processo digestão do amido e das proteínas. E atua na quebra de gorduras, ácidos nucleicos, fosfolipídeos e ésteres de colesterol.
- Bicarbonato de sódio: diminui a acidez do quimo.
- Bile: emulsificar a gordura.
- Suco entérico: finalização da digestão de proteínas e carboidratos.
Aprenda mais sobre digestão aqui: https://brainly.com.br/tarefa/5684742
#SPJ4
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás