O contrato é um acordo de vontades com a finalidade de adquirir, resguardar, modificar ou extinguir direitos. Portanto, trata-se de uma das fontes humanas geradoras de obrigações. Esse conceito abrange tanto os contratos principais como os acessórios.
Nesse contexto, o contrato de seguro é
Escolha uma:
a.
aleatório.
b.
unilateral.
c.
gratuito.
d.
comutativo.
e.
personalíssimo.
Respostas
A partir da análise das alternativas, e tendo conhecimento acerca das classificações dos contratos, concluímos que o contrato de seguro é um contrato dito aleatório, sendo assim, a alternativa A.
- E por que é aleatório ?
É aleatório, pois depende da álea, que significa acaso, sorte. Nesse contrato, o indivíduo que contrata o seguro está pagando uma certa quantia para que se um acidente ocorra, o seguro possa cobrir as despesas do carro, mas também pode não ocorrer nenhum acidente, portanto, tudo depende do acaso, se o indivíduo pagar o seguro, o seguro cobre as despesas, pode ocorrer também do indivíduo não pagar o seguro e ocorrer um acidente, ou pode não pagar o seguro e nunca ocorrer nenhum acidente, por isso é considerado aleatório.
- Análise das outras alternativas :
b) Unilateral
Falso, todo contrato, no que se refere a partes é considerado bilateral, e nesse sentido, o contrato de seguro é bilateral tanto para os efeitos quanto para as partes, já que produz obrigações para ambas as partes, e mais de uma pessoa participou desse negócio jurídico, sendo assim, o contrato de seguro é bilateral e não unilateral.
c) Gratuito
Falso, um contrato gratuito é aquele em que apenas uma das partes vai obter prejuízo sem gerar obrigação para outra parte, como é no caso de contratos de doação simples e gratuito, em que uma pessoa pode simplesmente se despor do seu patrimônio em benefício a outra.
d) Comutativo
Falso, um contrato comutativo é aquele em que existe uma igualdade no que você tem que pagar, e o que você ganha. Por exemplo, se uma casa vale 500 000 reais, e você paga 500 000 reais nessa casa, há uma retirada de 500 000 reais do seu dinheiro no banco, entretanto, entra em seu patrimônio uma casa no mesmo valor que saiu, portanto, há uma igualdade.
e) Personalíssimo.
Falso, um contrato personalíssimo é aquele em que não se passa de pessoa para pessoa, morre e nasce com ela, entretanto, existe por exemplo seguros de vida que podem cobrir a morte de um indivíduo, sendo assim, o contrato de seguro não é personalíssimo.
Em suma, tendo conhecimento acerca das classificações dos contratos, concluímos que a alternativa correta é a letra A.
Bons estudos e espero ter ajudado :D