Uma situação muito comum acontece quando um carro fica exposto em um dia quente e o seu interior se aquece muito, ficando com a temperatura maior em relação ao ambiente externo. Considere-se um carro que não possui um sistema de tratamento de ar. Para diminuir o impacto descrito no texto, o carro deve a) ser fechado com plásticos translúcidos. B) ter vidros com película de reflexão. C) ser pintado em cores escuras. D) ter uma carroceria blindada. E) ter os bancos de cor preta
Respostas
O ar no interior do carro se aquece pois a luz que atinge o carro, é absorvida e transformada em calor por componentes do carro (como banco, lataria, etc).
Sabemos que a cor preta vem do fato de objetos dessa cor absorverem todas as cores da luz que incidem sobre ele, então, pintar qualquer coisa de preto ou cores escuras é péssima ideia se o objetivo é evitar aquecimento no interior do carro, o que já elimina as opções C e E.
Plásticos translúcidos são plásticos semi-transparentes, isso não mudaria nada no carro, além de adicionar o risco deles derreterem sob uma exposição prolongada, portanto, A não está certa.
Ter uma carroceria blindada não afetaria em absolutamente nada o fenômeno, então D também é falsa.
O que queremos é evitar a absorção de luz pelos componentes do carro, portanto, ter vidros que refletem a luz é a melhor ideia, já que se a luz não chega no interior do carro, ela não pode ser absorvida. Logo, a resposta é a opção B.