os conhecimentos científicos são submetidos à sistematização, a fim de serem adequados ao ensino básico. nesse processo, alguns critérios são assumidos, como a faixa etária e o nível de escolaridade dos estudantes, aos quais os objetos são destinados. essa transposição, no entanto, pode não atender, primordialmente, às singularidades de alunos com necessidades especiais educacionais. diante dessa perspectiva, é imprescindível que o docente esteja atento às adaptações dos temas e às abordagens didático-metodológicas que seleciona em sua prática didática, a fim de garantir equidade em relação às oportunidades de aprendizagem entre todos os alunos. sendo assim, em relação aos temas do eixo espaço e forma e da unidade temática geometria, voltados aos anos iniciais do ensino fundamental, problematize e disserte a respeito das opções didático-metodológicas que possam ser aplicadas no desenvolvimento de atividades pedagógicas, considerando a perspectiva da inclusão.
Respostas
Das opções didático-metodológicas que podem ser aplicadas nas atividades pedagógicas, podemos utilizar o protagonismo, que é a utilização das particularidades do aluno com foco nas potencialidades, além do convívio com os demais estudantes, não somente os com necessidades especiais, realizando atividades dinâmicas entre toda a turma para que a inclusão seja devidamente trabalhada.
Trabalhando a inclusão na escola
É essencial aplicar as estratégias pedagógicas de maneira diversificada, com base nos interesses, habilidades e necessidades de cada um. As oportunidades de aprendizagem devem ser igualadas para que todos os estudantes tenham seu pleno desenvolvimento. Atividades como teatro, contar histórias, canção ou pintura são extremamente benéficas e auxiliam no desenvolvimento social e psicomotor das crianças.
Todas as atividades vão variar de acordo com as capacidades e limitações de cada um, de maneira que seja possível desenvolver o melhor de todos os alunos.
Aprenda mais sobre inclusão em https://brainly.com.br/tarefa/52674365
#SPJ4