Após a garantia da universalização do atendimento de saúde pela Constituição de 1988, assim como o estabelecimento de uma rede única de serviços, o Sistema Único de Saúde (SUS), uma das preocupações centrais dos estudiosos da saúde pública tem sido elaborar saídas para o fortalecimento e a melhoria da qualidade do sistema. Mobilizações como a Conferência Nacional da Saúde, nos eventos realizados a partir da década de 1990, têm aplicado especial atenção à defesa do SUS como uma extensão da defesa da saúde como direito social e elemento promotor da justiça social. Apesar dos desafios e das melhorias necessárias, o atual modelo de atenção universal à saúde é o primeiro dispositivo de proteção social à saúde de forma integral desassociado da contribuição ou da inserção no mercado de trabalho. Por isso, a defesa do SUS se coloca como uma das necessidades contemporâneas para a sociedade civil brasileira, não apenas pelos direitos que representa, mas pela dinâmica que proporciona entre Estado e sociedade civil no controle democrático. Descrição da imagem não disponível Defina: 1) O tipo de estratégia de sensibilização social. 2) O tema da estratégia de sensibilização social. 3) Os fundamentos da estratégia de sensibilização social (explique por que o SUS é importante e como a estratégia traçada por você ajudará a conscientizar a parcela populacional que não utiliza esse sistema). 4) O local de realização da estratégia de sensibilização social.
Respostas
Resposta:
Padrão de resposta esperado1) Ociclo de cinema, com a apresentação de documentários curtos e programas de entrevistas com especialistas sobre a constituição do Sistema Único de Saúde como um direito social da sociedade civil brasileira, que além de atuar na promoção da justiça social, auxilia no controle social sobre a democracia por meio dos processos de descentralização administrativa.2)“O SUS é direito de participação: o SUS é democracia”.3) O SUS emerge como resposta às mobilizações sociais que buscavam, além de estratégias de enfrentamento da pobreza, a construção de um Estado em que todos os cidadãos fossem tratados de forma justa, e pudessem ser ouvidos e não silenciados, como ocorria durante a Ditadura Militar. A constituição do SUS reflete os ideais democráticos que ainda são voláteis, recentes e jovens no Estado brasileiro. Por isso, ainda que uma parcela da população não acesse esse sistema, sua manutenção permite que o modelo de participação social e controle democrático pela descentralização administrativa permaneça ativo e eficiente, protegendo o equilíbrio democrático e salvaguardando o Estado brasileiro de instabilidades políticas.4) Auditório da Câmara Municipal.
Explicação:
Resposta:
1) Ociclo de cinema, com a apresentação de documentários curtos e programas de entrevistas com especialistas sobre a constituição do Sistema Único de Saúde como um direito social da sociedade civil brasileira, que além de atuar na promoção da justiça social, auxilia no controle social sobre a democracia por meio dos processos de descentralização administrativa.
2)“O SUS é direito de participação: o SUS é democracia”.
3) O SUS emerge como resposta às mobilizações sociais que buscavam, além de estratégias de enfrentamento da pobreza, a construção de um Estado em que todos os cidadãos fossem tratados de forma justa, e pudessem ser ouvidos e não silenciados, como ocorria durante a Ditadura Militar. A constituição do SUS reflete os ideais democráticos que ainda são voláteis, recentes e jovens no Estado brasileiro. Por isso, ainda que uma parcela da população não acesse esse sistema, sua manutenção permite que o modelo de participação social e controle democrático pela descentralização administrativa permaneça ativo e eficiente, protegendo o equilíbrio democrático e salvaguardando o Estado brasileiro de instabilidades políticas.
4) Auditório da Câmara Municipal.
Explicação:
88**9**93**76**82**55**.,.,.,.,....