Respostas
A América do Sul é um subcontinente que compreende a porção meridional do continente americano - formado também pela América Central e a América do Norte. A América do Sul limita-se a leste com o oceano Atlântico, a oeste com o oceano Pacífico, e ao norte com o mar do Caribe. Liga-se à América Central pelo Panamá. Relevo Três regiões montanhosas determinam o contorno principal do continente: a cordilheira dos Andes, os planaltos residuais Norte-Amazônicos (antigo planalto das Guianas ou sistema Parima), e os planaltos e serras do Atlântico-Leste-Sudeste. Há entre essas regiões, áreas de planícies, formadas pelas três principais bacias hidrográficas do continente: a Amazônica, a do Orinoco e a do rio Paraná. O ponto culminante é o monte Aconcágua (6.959m), na fronteira entre o Chile e a Argentina.
A América do Norte, de modo geral, é geologicamente antiga, embora possua formações mais recentes. No Canadá, por exemplo, encontram-se rochas de 3,96 bilhões de anos, que estão entre as mais antigas do planeta.
No subcontinente observa-se a presença de planaltos cristalinos e metamórficos, que foram rebaixados pela ação dos agentes do intemperismo, e extensas planícies sedimentares situadas entre os planaltos e as Montanhas Rochosas. As áreas de planaltos antigos ocorrem ao longo da costa atlântica, representada pelo Planalto Laurenciano, no Canadá, e pelos Montes Apalaches, nos Estados Unidos. Essas regiões são ricas em recursos minerais ferrosos, como ferro e manganês.
A formação dos Montes Apalaches ocorreu a cerca de 400 milhões de anos, no período devoniano. Com o tempo, a região foi sendo dividida pelos rios e ações glaciais, originando um grande cinturão de planaltos e montanhas baixas. Assim como o planalto dos Apalaches, o planalto do Labrador também é formado de escudos cristalinos da mesma idade. Esse tempo propiciou desgaste suficiente para formar planícies nas áreas centrais, com muitos lagos originados do degelo dos últimos períodos glaciais.