Júlio, após ter bebido algumas latas de cerveja durante o churrasco de final de ano da sua empresa, ao retornar à sua casa convence sua companheira de que encontra-se em condições de conduzir seu carro. Entretanto, após alguns minutos na condução do veículo automotor, em decorrência não só da bebida, mas, também, do excesso de velocidade, perde o controle do carro vindo a causar sua colisão com uma árvore. Do acidente, Júlio e seu filho Paulo, de dez anos que dormia no banco de trás do carro, saíram praticamente ilesos, enquanto, Bia morreu instantaneamente, haja vista o fato do seu lado do carro ter se chocado com a árvore. Diante dos fatos narrados, é correto afirmar que Júlio responderá por homicídio e lesões corporais culposas previstos:
Respostas
Júlio assumiu o risco de dirigir alcoolizado, então é correto dizer que ele responderá por homicídio e lesão corporais culposas.
Direito Penal
O direito estuda as interpretações que podemos fazer acerca das leis, sendo que podemos encontrar diversas interpretações que fazem com que haja decisões diferentes para cada acontecimento.
No caso de Júlio é dito que ele bebe algumas cervejas, ficando em estado alcoolizado. A sua companheira sabe que ele está alcoolizado e ainda assim ele a convence de que está bem.
Como a sua companheira morre devido a sua decisão, ele pode responder por um homicídio doloso, por assumir o risco, porém, como a vítima é a sua própria companheira, entende-se que ele não teve a súbita intenção e regride-se a pena para um culposo.
Aprenda mais sobre direito penal aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/20790461
#SPJ4