O exame Pet-Scan, conhecido também pelo nome Pet-CT é um exame de diagnóstico por imagem (PET e CT), que quando realizados em conjunto são muito eficientes na detecção de cânceres, doenças do coração e problemas neurológicos. A sigla PET vem do inglês e significa "tomografia por emissão de pósitrons" (partícula radioativa), e CT vem de "tomografia computadorizada", que produz imagens enquanto o outro observa o metabolismo do corpo. Ou seja, o exame reúne duas tecnologias de ponta para analisar o estágio de qualquer tumor com eficácia para planejar o melhor tratamento ao paciente.
Sobre a técnica de Angiografia é correto afirmar, assinale a única alternativa correta:
a)
O procedimento é invasivo e é extremamente seguro. Para realizá-lo, o paciente recebe, por via venosa, uma substância que emite baixas doses de radiação a base de glicose. O exame leva cerca de duas horas, porque é preciso esperar que a substância faça o efeito desejado no organismo.
b)
Alimentos ricos em carboidratos não precisam ser evitados 24 horas antes do procedimento. No mesmo período é proibida a prática de atividades físicas. Medicamentos como a insulina devem ser suspensos, conforme orientação no momento do agendamento.
c)
PET-CT é um exame de diagnóstico por imagem capaz de detectar tumores em todos os lugares do corpo. O paciente fica deitado durante todo o procedimento e é preciso fazer jejum de 12 a 24 horas antes de iniciar o exame. Orientação que deve ser dada na marcação do exame.
d)
Antes de ser conduzido ao equipamento, o paciente recebe uma substância intravenosa: contraste iodado, um material semelhante a glicose que consumimos no açúcar, mas que não é degradado ao entrar no organismo. A substância é importante para medir a quantidade de glicose que as células estão consumindo: quanto mais agressivo o tumor, mais glicose ele concentra.
e)
O exame é uma das ferramentas tecnológicas mais sensíveis, disponíveis no mundo, para detectar qualquer tipo de lesão no corpo inteiro do paciente. O PET-CT mostra onde há uma atividade metabólica aumentada associada com o uso de imagem, que provém mais detalhes e assertividade na hora de oferecer o tratamento adequado ao paciente.
Respostas
O PET-CT é um exame de imagem muito sensível que permite a descoberta de tumores, massas, calcificações e outros elementos no organismo do paciente, mas é preciso que o exame seja feito em jejum e o período de jejum depende muito da duração do exame (alternativa C).
PET-CT
É um exame pouco invasivo, diferente da angiografia, que é invasivo. Às vezes pode ser preciso usar a angiografia junto com o PET-CT para aplicar algum contraste, mas geralmente o contraste é aplicado sem a necessidade de uma angiografia para tal.
Mais sobre angiografia
https://brainly.com.br/tarefa/23613456
#SPJ1
Resposta:Antes de ser conduzido ao equipamento, o paciente recebe uma substância intravenosa: contraste iodado, um material semelhante a glicose que consumimos no açúcar, mas que não é degradado ao entrar no organismo. A substância é importante para medir a quantidade de glicose que as células estão consumindo: quanto mais agressivo o tumor, mais glicose ele concentra.
Alternativa D
Explicação: O contraste iodado é uma medicação utilizada nos exames de tomografia computadorizada para estudar os vasos e a vascularização das lesões. A molécula de iodo é apenas um dos componentes da medicação e é o responsável por tornar os vasos “brancos” no exame. O nome “contraste” refere apenas à utilização da medicação.