Respostas
Podemos apontar diversas formas de resistência à escravidão durante o período colonial, porém um dos mais simbólicos, justamente por abrigar tanto indígenas e negros que resistiam contra a escravidão foram a formação de quilombos.
Resistência à Escravidão no Brasil Colonial
Durante o Brasil colonial houveram diversos modos de resistência contra a escravidão, tanto dos povos originários quanto da população africana raptada de sua terra e trazido para o Brasil.
A resistência da população negra começava desde a embarcação nos navios tumbeiros, onde muitos optavam pelo suicídio, pois acreditavam que desta forma voltariam para a terra mãe. Também era forte fonte de resistência a manutenção de seus costumes, como a prática de suas religiões, culinária e tradições.
Porém, uma das principais formas de resistência contra a escravidão, foram a criação dos quilombos, sendo a que mais exerceu impacto na sociedade colonial brasileira. Os quilombos eram comunidades formadas por escravos fugidos, e até mesmo temos relatos da presença de indígenas compondo os quilombos.
Os quilombolas utilizavam a agricultura como principal fonte de subsistência. O quilombo de maior expressão foi o "Quilombo de Palmares" que formou uma população de aproximadamente 50 mil habitantes.
Saiba mais sobre "Resistência à Escravidão no Brasil Colonial" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/932226
#SPJ4