No capítulo 1 joaquim joga cartas com seus amigos lafoes e marramaques que sao apresentados logo mais no capítulo 3. A história de ambos sao descritas detalhadamente. Em relacao a esse personagens pode-se afirmar que
Respostas
Em relação a esse personagens pode-se afirmar que "Marramaque era funcionário público, mas outrora sonhara em ser poeta, chegando a frequentar, na juventude, a boemia literária do Rio de Janeiro.", alternativa C.
A obra Clara dos Anjos, de Lima Barreto permeia entre o naturalismo e o modernismo.
Naturalismo e Modernismo
O Naturalismo no Brasil começa em 1881 com a publicação do livro O Mulato Aluísio de Azevedo.
Paralelamente ao realismo, esse movimento literário também pretendia apresentar um retrato confiável da sociedade, porém, com uma linguagem mais coloquial.
Assim como o movimento anterior, o naturalismo se opunha aos ideais românticos e apresentava muitos detalhes nas descrições. No entanto, é um realismo mais exagerado onde seus personagens são patológicos. Além disso, o sensualismo e o erotismo são marcas dessa produção literária.
A obra O cortiço (1890) de Aluísio de Azevedo é um bom exemplo da prosa naturalista desenvolvida no período. Além dele, destacam-se Adolfo Ferreira Caminha e sua obra A Normalista, publicada em 1893.
O Modernismo no Brasil é marcado pela Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo em 1922. É a fronteira entre o fim e o início de uma nova era na literatura nacional e nas artes como um todo.
Inspirado nas vanguardas artísticas europeias, o movimento modernista propõe uma ruptura com o academicismo e o tradicionalismo. É assim que a liberdade estética e várias experiências artísticas se apresentam nesse momento.
Esse período foi dividido em três fases: a fase heróica, a fase de consolidação e a fase pós-moderna.
Com uma intensa produção poética, muitos escritores se destacaram: Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Rachel de Queiroz, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Vinícius de Moraes, entre outros.
Completando a questão, temos que:
"A. Marramaque e Lafões são exemplos de um tipo muito comum na obra de Lima Barreto: o suburbano orgulhoso, que, sendo funcionário público, considera-se superior.
B. Eram os fiéis companheiros de Joaquim dos Anjos, embora Lafões não tivesse um emprego público e instrução acadêmica, como os demais.
C. Marramaque era funcionário público, mas outrora sonhara em ser poeta, chegando a frequentar, na juventude, a boemia literária do Rio de Janeiro.
D. Marramaque gostava muito de ouvir e dançar modinhas, e é ele quem propõe levar Cassi Jones para tocar no aniversário de Clara.
E. Lafões configura-se como um homem consciente, interessado em política e desconfiado de todos os planos e promessas apresentados pelos homens públicos."
Mais sobre naturalismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/41704116
#SPJ4