"A subjetividade permite uma reconstrução não só da psique individual, como também das várias formas de produção psíquica, próprias dos cenários sociais em que vive o homem, assim também da própria cultura" (p. 125). Podemos afirmar que:
Respostas
A subjetividade é o material de estudo de muitas psicologias que buscam compreender o funcionamento da sociedade, como é indicado corretamente na alternativa D).
Psicologia social: subjetividade x sociedade
A subjetividade tem valor muito importante à psicologia social à medida em que se percebe o quanto a massa é moldada para movimentos de reificação, i.é., coisificação de si, abandonando a consciência e valores individuais, negando a si mesmo direitos que lhe são concebidos ou que deveriam ser concebidos.
Percebe-se que, comumente, sujeitos subjetivos se tornam parte da estatística de exclusão e marginalização que cresce cada vez mais, tornando arbitrariamente ruim ter uma subjetividade própria.
Complemento da questão — alternativas:
A) A subjetividade constitui-se a partir de processos individuais e caracteriza-se por sua natureza universal possibilitando diferentes discussões em psicologia social.
B) A importância da subjetividade para a psicologia social é resultado do conceito de subjetividade social e suas implicações para pensarmos a sociedade como cenário social.
C) A categoria subjetividade caracteriza-se por ser intrapsíquica e, nesse sentido, sua capacidade de explicação de fenômenos sociais inexiste.
D) A subjetividade é um conceito que possibilita pensar a organização complexa dos fenômenos sociais e individuais.
E) Os cenários sociais não são subjetivados e sim configurados por elementos de classe social e gênero.
Psicologia Social — complemento de leitura: https://brainly.com.br/tarefa/33733599
#SPJ4