David Harvey propôs a compreensão do encolhimento do mapa do mundo e das alterações na relação tempo_espaço a partir da velocidade com a qual podemos nos deslocar fisicamente, conforme demonstrado na imagem a seguir: O objetivo inicial de David Harvey, preservado e expandido ao longo de sua trajetória e de sua vasta obra, consistia basicamente em tentar entender a urbanização no capitalismo. Para Harvey a história da mudança social é em parte apreendida pela história das concepções de espaço e de tempo, bem como dos usos ideológicos que podem ser dados a essas concepções (HARVEY, 1989, p.201). Assim sendo, “todo o processo de transformação da sociedade deve apreender a complexa estrutura a transformação das concepções e práticas espaciais e temporais” (HARVEY,1989, p.201). Nessa perspectiva, em sua obra, Milton Santos estabelece uma densa base teórica para a definição de espaço e vai além, pois também está preocupado com a operacionalidade do conceito para os estudos geográficos através da estrutura, forma, processo e função. Sobre esta temática, analise as afirmações a seguir: I- Segundo Milton Santos, o computador é o instrumento de medida e, ao mesmo tempo, o controlador do uso do tempo. Essa multiplicação do tempo é real porque, de fato, todos os atores – p
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
David Harvey é um geógrafo britânico nascido em 1935, formado pela Universidade de Cambridge e professor da Universidade da Cidade de Nova York. De orientação marxista, Harvey é um dos principais nomes da Geografia Humana contemporânea, tendo sido agraciado em 1995 com o Prêmio Vautrin Lud, o Nobel da Geografia.
Entre as obras de David Harvey mais famosas e difundidas, destacam-se: A Justiça Social e a Cidade, Condição Pós-Moderna, Espaços de Esperança e A Produção Capitalista do Espaço. Atualmente, o autor vem trabalhando em uma série de livros voltados para a análise e compreensão de O Capital, de Karl Marx.
Perguntas similares
2 anos atrás
2 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás