• Matéria: Português
  • Autor: myrelahaykmuniznaves
  • Perguntado 2 anos atrás

05. No excerto "Se fosse ladrão estaria revistando as gavetas mexendo em tudo procurando coisas para levar. O cara ao contrário - parecia morar perfeitamente no ambiente, pois mesmo na penumbra se orientou muito bem e andou desembaraçado até uma poltrona onde sentou e ficou quieto duas incidências da palavra "se": a) Qual é a função morfológica exercida pelo se nesses dois contextos distintos? b) Na segunda incidência do vocabulário se, qual é a função sintética exercida? da crônica testemunha tranquila de Stanislaw ponte preta ​

Respostas

respondido por: jalves26
0

a) Em "se fosse ladrão", o termo destacado é conjunção, pois tem sentido de "caso"; essa palavra liga orações, indicando relação de condição entre elas.

Em "se orientou", essa palavra é pronome reflexivo, pois tem sentido de "a si mesmo".

b) Na segunda ocorrência, o "se" tem função sintática de objeto direto, pois é o complemento do verbo transitivo direto "orientou".

Função do "se"

Na primeira ocorrência, o "se" é classificado como conjunção adverbial condicional, já que introduz oração subordinada adverbial que expressa circunstância de condição em relação ao fato presente na oração principal.

Mais sobre função do "se" em:

https://brainly.com.br/tarefa/23625308

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares