1. Essa propaganda faz parte da campanha "Conte até 10" e foi lançada com o objetivo de sensibilizar os jovens para determinada atitude
a. Resuma numa frase de efeito apelativo a mensagem da propaganda
b. As duas frases "A raiva passa" e "A vida fica" têm ritmo e sonoridade. As sílabas tônicas incidem sempre na segunda e na quarta sílaba de cada frase. Que função da linguagem foi empregada nelas?
c. O que significa a expressão popular "contar até dez"? E no anúncio, que sentido ela assume?
2. Reflita sobre as frases "A raiva passa. A vida fica" e responda:
a. O que a campanha tenta reduzir? E prevenir?
b. Em que lugares e situações do cotidiano ocorrem ações impensadas em momentos de raiva?
Respostas
1. a. Uma frase sintetizando a mensagem seria esta: "A vida da gente não é ter raiva, a vida da gente é viver a vida."
b. A musicalidade da frase, o impacto emocional e o jogo de sentidos indicam que está sendo usada a função poética.
c. Na linguagem coloquial, "contar até dez", geralmente empregado no imperativo ("conte até dez"), é sinônimo de se acalmar. É uma sugestão que pode ser seguida literalmente. Uma pausa de alguns segundos, até mesmo para uma contagem, ajuda a esfriar uma emoção forte e evitar brigas.
A peça publicitária aborda exatamente disso, falando em se acalmar para evitar brigas e episódios de violência verbal ou até física.
2. a. A campanha do Conselho Nacional do Ministério Público tenta reduzir atitudes socialmente hostis, ou seja, a irritação das pessoas umas com as outras. Fazendo isso, procura prevenir violência e até crimes.
b. Um exemplo de situação cotidiana envolvendo raiva é o trânsito. Motoristas, pedestres ou motociclistas frequentemente se irritam uns com os outros, e algumas vezes brigam verbalmente ou mesmo fisicamente. Em alguns casos extremos, já houve acidentes por causa disso.
A propaganda e a mensagem
O exercício trata de uma propaganda do Ministério Público. A diferença entre publicidade e propaganda é que publicidade trata de produtos. Propaganda trata de ideias políticas ou sociais, que é o caso tratado no exercício.
As propagandas trabalham com argumentações, muitas vezes também envolvendo apelo às emoções. No caso da campanha Conte até 10, em nome da conscientização dos cidadãos contra a violência cotidiana houve participação de várias pessoas famosas, que não cobraram cachê para demonstrar como a campanha era importante.
Continue aprendendo sobre propaganda aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/46872088
#SPJ1