A Segunda Lei de Newton, também conhecida como Lei da Força, evidencia quando uma aceleração de um corpo está diretamente equilibrada com a força resultante que atua sobre este. É quando ocorre uma mudança na velocidade do objeto com uma força aplicada sobre ele, ou seja, a consequência da força sobre o corpo desencadeia uma aceleração das quais a direção e o sentido serão os mesmos atribuídos da força inicial. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Segunda Lei de Newton gera uma equação que relaciona todas as forças atuantes em determinado objeto, sua massa e sua aceleração.
( ) Segundo a Segunda Lei de Newton, as mesmas forças que atuam sobre diferentes corpos fazem com que os corpos se movam de formas sempre iguais.
( ) A Segunda Lei de Newton determina que quanto menor for a força, maior será a aceleração do corpo, e quanto menor for a massa desse corpo, menor será a aceleração.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - F.
B) V - V - V.
C) V - F - F.
D) F - F - V.
Respostas
Resposta:
Explicação:
A fórmula matemática da Segunda Lei de Newton pode ser representada, de maneira simplificada, da seguinte forma:
F= m.a
Onde:
F = força resultante (medida em newtons (N))
m = massa do corpo (medida em kg)
a = aceleração (medida em metro por segundo ao quadrado m/s²).
Essa fórmula estabelece a resultante das forças e é chamada equação fundamental da dinâmica. Assim, a massa do corpo (m) é a constante de proporcionalidade da equação e é a medida da inércia de um corpo.
Cabe ressaltar que a força, nesse caso, diz respeito a um referencial inercial. Sabendo que Força (F) e aceleração (a) são grandezas vetoriais que possuem módulo, direção e sentido, é importante levar em consideração a direção e o sentido no qual a força é aplicada.
Isso explica o porquê de quando uma força de mesma intensidade é aplicada em corpos de massas diferentes, a aceleração produzida por eles é diferente.