“A empatia é uma das bases para o reconhecimento dos direitos humanos, ou seja, os direitos universais, inatos e inalienáveis que todas as pessoas têm pelo fato de serem membros da espécie humana, independentemente de características como gênero, cultura, local de nascimento, classe ou posição socioeconômica” (COTRIM, Gilberto et al; Conexões: ciência humanas e sociais aplicadas. São Paulo: Moderna, 2020.) Quando à veracidade desta proposição, podemos afirmar que:
a) Está totalmente correta.
b) Está totalmente errada.
c) Está parcialmente correta.
d) A empatia não tem relação com direitos humanos
e) Nenhuma das alternativas
Respostas
A afirmação sobre a empatia ser uma das bases para o reconhecimento dos direitos está totalmente correta. Afinal, a ideia de direitos universais e inalienáveis, parte do princípio de que todas as pessoas são parte da espécie humana e vivenciam a mesma sociedade e estão submetidos a mesma necessidade de dignidade independente do gênero, classe social ou cultura. A alternativa que melhor se encaixa é a).
Empatia e Direitos Humanos
O reconhecimento de outro indivíduo como um indivíduo igual em suas sentimentos e necessidades, porém único em relação à sua vivência e sua história, é o primeiro passo para a empatia, e também o ideal principal que motiva os direitos humanos, como uma maneira de assegurar dignidade para todos.
O principal obstáculo é entender a empatia mais do que apenas “se colocar no lugar do outro”, ou “sentir o que o outro sente” compreendo o outro como um ser humano com autonomia. Se tratando de direitos humanos, um ser humano autônomo que compartilha dos mesmos direitos que todas as pessoas, independente de vir de uma realidade parecida ou não.
Aprenda mais sobre direitos humanos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/4705937
#SPJ1