Respostas
Herança deveria ser sempre bom
Qual é a primeira lembrança que se tem ao pensar em herança? Dinheiro, joias, carro, imóveis, fazendas, cabeças de gado... entre tantas outras possibilidades de herança “positiva”.
Acontece que esta não é a realidade das famílias brasileiras. Segundo a Confederação Nacional do Comércio, em agosto/22, o número de famílias endividadas chegou ao patamar de 79% dos lares.
Uma vez que a maioria das famílias não tem “riquezas” para passar de geração para geração, seria importante que a educação financeira (que educa para uma boa gestão dos recursos) fosse ensinada nas escolas e que as famílias, além de praticar, incentivassem esta prática.
Começar a vida adulta já herdando os boletos, dívidas e inadimplência dos pais não é a melhor forma de começar as finanças, nem no curto, nem médio e muito menos no longo prazo.
Políticas públicas, incentivo da mídia e responsabilidade social poderiam ser os passos para mudar este cruel panorama da maior parte dos brasileiros.
Vendo esta charge a única certeza que devemos ter é: não querer ter (esta) herança ou se por acaso não houver alternativa, este não ser o legado que se deva deixar para as gerações que ainda estão por vir.