Segundo o Código de Boas Práticas Científicas da FAPESP, cabe às Instituições Acadêmicas e Científicas ter políticas e procedimentos claros para lidar com a integridade Ética de suas pesquisas. Assim, toda Instituição que tenha atividades de pesquisa deve expressar claramente tais políticas e procedimentos no organograma do órgão responsável por isso.
Acerca disso, analise as afirmativas a seguir como verdadeira (V) ou falsa (F) em relação ao que deve conter tal organograma:
I) Promover a cultura de integridade ética da pesquisa em seus programas regulares e específicos acessíveis aos pesquisadores vinculados.
II) Prever os procedimentos de identificação, responsabilidades e punição de más condutas científicas em toda publicação sob sua responsabilidade.
III) Esquivar-se de divulgar ocorrências de más condutas que possam prejudicar seu corpo científico de pesquisa, preservando assim a integridade científica de suas pesquisas.
IV) Investigar e, quando for o caso, punir ocorrências de má conduta, bem como reparar o dano científico causado.
Agora, respeitando a ordem em que as afirmativas são apresentadas, assinale a alternativa CORRETA:
a.
V – V – V – F.
b.
V – F – F – V.
c.
V – V – F – F.
d.
V – V – F – V.
e.
F – V – F – V.
Respostas
respondido por:
2
Resposta: v-f-f-v letra b
4.2. Toda instituição que se apresente perante a FAPESP como sede de atividades de pesquisa deve incluir, em seu organograma, um ou mais órgãos especificamente encarregados de: (a) promover a cultura da integridade ética da
pesquisa, mediante programas regulares de educação, disseminação, aconselhamento e treinamento acessíveis a todos os pesquisadores a ela vinculados;
(b) investigar e, se for o caso, punir a ocorrência de possíveis más condutas
científicas e reparar os prejuízos científicos que tenham causado.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás