• Matéria: Geografia
  • Autor: ingridpaula5436
  • Perguntado 2 anos atrás

A análise demográfica é essencial para a formulação de políticas públicas, especialmente as transversais, a fim de projetar ações que realmente respondam as necessidades dos diversos segmentos sociais. No Brasil, diante do cenário de envelhecimento populacional, a construção de indicadores pode ajudar a expressar a composição demográfica e as dinâmicas sociais entre os segmentos. Como o indicador social e demográfico "razão de dependência" pode auxiliar na interpretação das dinâmicas sociais no quadro de envelhecimento populacional?

A. Relacionando os índices de dependência de segmentos sociais de políticas de assistência social. B. Relacionando o número de idosos e jovens à população economicamente ativa. C. Relacionando o percentual de adultos ativos economicamente dependentes dos benefícios de pais e avós. D. Relacionando os índices de crianças e adolescentes dependentes dos idosos da família. E. Relacionando os diferentes segmentos sociais às políticas públicas de auxílio financeiro

Respostas

respondido por: lucasnmattos
0

Quanto a razão de dependência como indicador social e demográfico, este pode revelar a demografia brasileira através do que foi estabelecido na alternativa: B. Relacionando o número de idosos e jovens à população economicamente ativa.

Indicadores demográficos e sua importância

A demografia estuda as populações humanas, utilizando-se de dados e estatísticas para buscar padrões que ajudem a entender as questões relacionadas à sociedade analisada.

A razão de dependência é um importante indicador, pois calcula como está a relação entre a população economicamente ativa e a inativa, formada por jovens e idosos. Assim, é possível idealizar políticas econômicas e sociais que considerem as necessidades daqueles que já trabalharam ou que ainda não estão na idade correta para o trabalho.

Para saber mais sobre demografia, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/4316861

#SPJ4

Perguntas similares