QUESTÃO 2
Então, como pensar o educador como agente transformador diante de tantos aspectos que devem ser levados em consideração e a prática tendo em vista a diversidade de sujeitos que neles se encaixam? Parece difícil, pois lidamos com sujeitos e sujeitos de visões, pensamentos, personalidades muito diferentes, diversos.
[...]E é justamente aí onde mora o “x” da questão, o profissional educador que transforma tem a capacidade no seu processo contínuo de formação de se apropriar de todos esses aspectos e colocar em pauta toda essa diversidade de forma que esta seja compreendida como processo de mudanças societárias necessárias a vivência humana, criando e/ou fortalecendo a consciência e o pensamento crítico de cada um sobre a realidade em que vive.
Alves De Sá, J., Andrade De Morais, L., Alves De Sousa, S., De Oliveira Barbosa, W., Ferreira, M. I., & Oliveira, S. ([s.d.]). DISCUSSÕES SOBRE OS DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. II Congresso Nacional de Educação - CONEDU.
A partir do texto exposto acima, analise as afirmações a seguir e assinale V para verdadeiro ou F para falso:
I – Os educadores precisam deixar de buscar formações contínuas entorno da temática dos direitos humanos, assim terão mais tempo para transformar o contexto dos seus alunos e da sociedade.
II – O profissional educador preparado é capaz de se apropriar dos aspectos fundamentais e articular com o seu contexto histórico e diversidade afim de criar consciência e pensamento crítico.
III – Em relação à diversidade para os direitos humanos, há um pensamento homogêneo que não desconsidera a individualidade dos sujeitos e suas cosmovisões.
As afrimações acima são erespectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
F,V,F.
Alternativa 2:
F,V,V.
Alternativa 3:
V,V,V.
Alternativa 4:
V,F,F.
Alternativa 5:
V,V,V.
Respostas
Resposta: FVF
Explicação:
Com relação a Educação em Direitos Humanos, pode-se julgar as afirmativas em F, V, F (Alternativa 1).
Educação em Direitos Humanos
No contexto da Educação em Direitos Humanos são escassas as políticas públicas que impulsionem essa temática nas redes de ensino, principalmente no que concerne a diversidade para os direitos humanos, resultando em um pensamento heterogêneo que desconsidera a individualidade dos sujeitos.
Tal realidade obriga os educadores a buscarem formações contínuas a esse respeito, para que fomentem a ocorrência de transformações sociais.
Nesse sentido, educadores bem preparados e que consigam se apropriar do tema e articulá-lo ao seu contexto, obtém maior êxito na criação de uma consciência crítica nos alunos.
Aprenda mais sobre Direitos Humanos:
https://brainly.com.br/tarefa/6545196
#SPJ2