As últimas três décadas testemunharam mudanças significativas nas facilidades de transporte, comunicações e processamento de dados, com efeitos sobre os processos produtivos, os fluxos comerciais e a movimentação internacional de capitais. Há evidências em diversas economias, principalmente as em desenvolvimento, da redução do nível de pobreza. Em contrapartida, essa prática mostrou que os benefícios provenientes dessa interação apresentaram transformações relevantes no mercado de trabalho, como a busca por trabalhadores com maior nível de qualificação e crescente automação, tanto nas economias mais abastadas, quanto nas emergentes. Simultaneamente, a fluidez na movimentação internacional de recursos permitiu aos indivíduos de mais alta renda amplo acesso a recursos disponíveis para aplicações com maior expectativa de retorno. Baumann, r. Globalização, desglobalização e o brasil. Revista de economia política. Vol. 42. N. 3, pp. 592-618, 2022. (adaptado) analise as alternativas e assinale a que indica qual foi a consequência dos paradoxos apontados no texto
Respostas
A alternativa correta é a 2, uma vez que quando falamos em globalização associamos ao modelo socioeconômico ao qual vivemos, o capitalismo, e para este, o acúmulo de riquezas é essencial. Dessa forma, todos os benefícios que o processo de globalização trouxeram influenciaram para um aumento do grau de concentração de renda, e isso mostra a relação direta entre a globalização e o capitalismo.
A relação entre a globalização e o capitalismo
O processo de globalização foi iniciado durante a ascensão do capitalismo, no pós Guerra Fria, e como modificações, a globalização permitiu que os meios de transporte fossem desenvolvidos e o principal objetivo da globalização fosse cumprido, que nesse caso é a integração.
Além disso, no âmbito econômico, a globalização tem como principal representante o capitalismo, que tem como características a propriedade privada, o lucro e acúmulo de bens. E isso tudo proporciona uma concentração de renda.
- Continuação da pergunta
Alternativas:
Alternativa 1: Ampliação do número de mulheres no mercado de trabalho.
Alternativa 2: Aumento do grau de concentração de renda de um modo geral.
Alternativa 3: Melhor distribuição de rendas nas economias emergentes.
Alternativa 4: Desvalorização de profissionais com habilidade no uso da tecnologia.
Alternativa 5: Maior procura por produtos tecnológicos.
Leia mais sobre A relação entre a globalização e o capitalismo: https://brainly.com.br/tarefa/3374820
#SPJ4
TEL. 7 5 9 8 8 9 7 2 2 7 4 TÁ SEM TEMPO PARA FAZER AS ATIVIDADES, CUIDO DO SEU STUDEO TAMBÉM.