• Matéria: ENEM
  • Autor: larissarodrigue1777
  • Perguntado 3 anos atrás

A pintura, um exemplo típico do cubismo, serve para demonstrar como as vanguardas modernistas abriram caminho para uma nova forma de arte, afastada dos padrões estéticos do século xix, que coloca em foco a

Respostas

respondido por: belindalcd
0

O Cubismo nega a estética clássica ao propor representações sem compromisso com a realidade, fugindo da perfeição.

Cubismo

Não há um consenso sobre o momento exato em que o Cubismo teve início, mas sabe-se que ele já se desenvolvia pelo menos desde 1907, durante o auge do Fauvismo. É fato que vários artistas que se tornaram cubistas tiveram relação com o Fauvismo, como o francês Georges Braque (1882-1963).

Braque foi um pintor que, assim como os fauvistas, se interessava muito pela pintura de alguns artistas pós-impressionistas, sobretudo a obra de Cézanne, na qual se inspirava, mas cujos ideais procurava levar ainda mais longe. Inicialmente, ele participou dos círculos fauvistas, mas, por sua produção caminhar cada vez mais para a geometrização das formas, passou a se afastar de seus colegas.

Por volta de 1907, ele conheceu um jovem artista espanhol que vivia em Paris e frequentava os círculos fauvistas, dos quais era admirador. Tratava-se de Pablo Picasso (1881-1973), que acabara de finalizar a tela Les Demoiselles d’Avignon (1907). Braque imediatamente se identificou com o estilo da obra. Pelos interesses comuns, ele e Picasso tornaram-se rapidamente amigos; assim, de suas produções se originaria o Cubismo, um dos movimentos artísticos mais famosos da história e que se prolongou até a década de 1930.

Sobre o expressionismo:

https://brainly.com.br/tarefa/25822612

#SPJ4

Perguntas similares