Respostas
Resposta:As 6 camadas do Sol
A estrutura do Sol é composta por seis camadas, do exterior para o interior, respetivamente:
Coroa: Também chamada de Corona, é uma camada extensa, rarefeita e externa à fotosfera. Dela surge o vento solar, que são correntes de partículas carregadas que sopram à velocidade de 1 600 000 km/h. Em decorrência dos ventos solares, o Sol vai perdendo gradualmente a sua massa.
Cromosfera: A cromosfera solar é a camada da atmosfera solar que fica acima da fotosfera. A cromosfera tem baixa densidade e uma temperatura de cerca de 30000 K em seu topo. A cromosfera do Sol não é simples de ser observada, visto que a sua radiação é muito menos intensa do que a da fotosfera.
Fotosfera: fotosfera é a superfície visível do Sol. É fria, só cerca de 5800 K. Logo acima da fotosfera encontra-se uma camada, a cromosfera, só detectável por espectroscopia, dado que emite numa zona do vermelho típica da dissociação do hidrogénio. A cromosfera e a coroa são como que a “atmosfera” solar.
Camada convectiva: Zona convectiva: uma camada instável que transmite calor por meio da convecção, nessa região ocorrem erupções solares. Fotosfera: a camada mais externa do Sol, é com base nela que toda a luz solar é irradiada. A fotosfera tem cerca de 100 km de espessura.
Camada radioativa: Zona radiativa: onde a radiação eletromagnética produzida pelo núcleo é refletida por muitas vezes, e essa leva milhares de anos para escapar de seu interior. Zona convectiva: uma camada instável que transmite calor por meio da convecção, nessa região ocorrem erupções solares.
Núcleo: O núcleo é a camada onde a energia solar é gerada através das reações termonucleares que acontecem a cada segundo. Essa energia demora 1 milhão de anos para chegar à superfície do Sol.
A fotosfera é a superfície do Sol, enquanto a atmosfera do Sol é composta por: cromosfera e coroa. O interior do Sol, por sua vez, é composto por: camada convectiva, camada radiativa e núcleo.
Explicação: Bons Estudos!