Os inventários físicos têm grande funcionalidade por conta de sua eficácia no controle de ativos no estoque da empresa. Com isso, torna-se muito necessário o cuidado com as informações de estoque, para que os saldos informatizados estejam totalmente coerentes com o saldo físico. A confiabilidade da informação relativa aos saldos de estoque é conhecida como acuracidade de estoque. A falta de acuracidade de estoque acarretará para uma empresa problemas como: a. Alto risco de falta ou sobra de materiais e produtos, o que causa, principalmente, problemas de compras desnecessárias ou desperdício de produtos; b. A falta de confiabilidade nas informações, o que afeta apenas o nível gerencial, pois é lá que se tomam as decisões; c. Desvios nas decisões de compras em função de não sabermos os preços dos produtos a serem adquiridos. D. Dificuldades para os tomadores de decisões, relativo aos preços dos produtos que deverão ser vendidos. E. Complicações dos fornecedores para os prazos de entregas, visto que os gestores de estoques não sabem quanto tem de saldo nos estoques
Respostas
Dados os conceitos relacionados à acuracidade, é correto afirmar o que se encontra na alternativa: a. Alto risco de falta ou sobra de materiais e produtos, o que causa, principalmente, problemas de compras desnecessárias ou desperdício de produtos;
Sobre acuracidade
O termo “acuracidade” vem do termo de origem inglesa “accuracy” e nesse sentido traz o conceito de exatidão. Aplicando essa premissa à cadeia de suprimentos, podemos chegar à conclusão de que quanto maior a precisão das informações sobre estoque, mais será a segurança das decisões gerenciais.
Essencialmente, o Índice de Precisão do Estoque afere quão bem o estoque real corresponde ao estoque no sistema. Idealmente, não deve haver discrepâncias à medida que as equipes de produção, compras e vendas trabalham nos dados coletados.
Também é válido ressaltar que a precisão do estoque está diretamente relacionada à gestão financeira, pois o estoque é integrante do capital de giro de uma empresa e é um de seus principais ativos.
Se o nível de precisão não for bom, significa que há excesso ou falta de estoque, o que pode gerar custos adicionais, perdas e perda de receita. Em ambos os casos, a precisão é uma consideração estratégica e séria, pois prejudica a lucratividade da empresa.
Saiba mais sobre acuracidade em:
https://brainly.com.br/tarefa/16780260
#SPJ4