Olá alunos (as), espero que todos (as) estejam muito bem.
Sabemos que muitos pacientes procuram o serviço de podologia para diversos tipos de tratamento, tais como micose (onicomicose), correções das unhas, orientação sobre o tipo de calçado correto, calos, calosidades, prevenção e tratamento em pés diabéticos, entre outros. Sendo assim, estas disfunções podem causar modificações cinesiológicas nestes pacientes, podendo comprometer até mesmo a marcha. Por este motivo, o estudo da cinesiologia é de extrema importância para estes profissionais.
A Cinesiologia é a ciência que estuda os movimentos do corpo humano e conhecer a nomenclatura utilizada para descrever e referenciar os movimentos é de suma importância para o profissional da saúde. A atuação clínica se pautará na avaliação cinesiológica do profissional e estes resultados podem interferir na tomada de decisão para o tratamento podológico. Dessa maneira, os movimentos são descritos em eixos (anteroposterior, medial-lateral e superior-inferior) e planos (frontal, sagital e horizontal).
LOPES, Daniele Almeida. Cinesiologia e Biomecânica dos pés. Maringá-PR.: Unicesumar, 2022.
Com base no estudo de eixos e planos, analise o caso clínico a seguir:
“Paciente M.O, sexo feminino, 43 anos, chegou ao consultório com dificuldade de deambular e queixando-se de dor há 2 meses com piora na última semana. Paciente relata que sente dor na região plantar da falange distal do hálux direito. Na avaliação clínica, a podóloga pode perceber que na região havia a formação de um calo bastante avermelhado. A dor impedia a paciente de realizar descarga de peso no membro afetado, gerando uma limitação de amplitude de movimento para dorsiflexão e plantiflexão.”
Elaborado pelo professor, 2022.
Respostas
Resposta: Com base no caso descrito, responda as questões a seguir:
a. A atitude de proteger o local doloroso causou limitações articulares para dorsiflexão e flexão plantar. Cite onde acontecem os planos desses dois movimentos do tornozelo.
R: Esses dois movimentos do tornozelo, acontecem no Plano Sagital.
b. Uma forma de avaliar a amplitude de movimento das articulações é através da goniometria. Determine as médias de amplitude dos movimentos do tornozelo e articulações como dorsiflexão, flexão plantar, inversão e eversão.
R: Tornozelo
Flexão plantar - 50 graus
Dorsiflexão - 15 a 20 graus
Articulação Transversa do Tarso e Articulação Talocalcânea
Inversão - 20 a 30 graus
Eversão - 5 a 15 graus
c. Explique a importância da análise feita pela goniometria para o profissional podólogo.
R: A prática da goniametria é de extrema importância no campo da podologia, visto que auxilia o podólogo a quantificar as limitações ou excessos articulares do cliente, contribuindo para um melhor planejamento da conduta terapêutica podológica. Além disso, os valores provenientes das medições goniométricas servem também para acompanhar e avaliar a efetividade das intervenções podológicas propostas; sendo assim, no exame físico podológico, o profissional deve executar a goniometria, uma vez que limitações de ADMs podem contribuir diretamente para o aparecimento de diversas podopatias, por exemplo, úlceras plantares, esporão de calcâneo, metatarsalgia, fascite plantar, entre outras.
Explicação: Páginas 17 e 23