1. A sociedade atual vivencia mudanças tecnologias e culturais nos processos de trabalho, as quais são demasiadamente aceleradas e demandam de toda população de crianças, jovens e adultos escolarização e permanente atualização. Ao considerarmos que a educação brasileira é obrigatória no percurso dos 4 aos 17 anos, por decorrência, toda população de jovens e adultos tem direito garantido para concluir não somente o Ensino Fundamental mas também a etapa do Ensino Médio.
Considerando o enunciado e o vídeo-base, identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas a seguir.
I. ( ) O direito à educação não prescreve com a idade, mesmo a idosa.
II. ( ) Existe, cada vez mais, uma evasão no contexto do Ensino Médio brasileiro.
III. ( ) A Educação de Jovens e Adultos (EJA) cumpre uma função de atualização permanente, ao longo da vida.
IV. ( ) A EJA tem apenas a função de reparar direitos educativos que foram violados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
a. V; V; V; F.
b. F; F; V; V.
c. F; F; F; V.
d. V; V; V; V.
e. F; V; V; F.
2. Antigamente, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) não era contemplada nos programas de assistência estudantil, por exemplo, para efeito do cálculo da merenda e do transporte escolar. Entretanto, a partir de 2003, a EJA foi considerada, no discurso político, uma dívida social histórica decorrente do século XIX e que representa desafios para o século XXI. Dentre as medidas tomadas a partir de 2006, esse cenário mudou, e, atualmente, o público da EJA é contabilizado nos programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação — portanto, passam a ser ___________ de transporte escolar, da merenda escolar, incluindo o programa do ______________ nessa modalidade de EJA pertinente a EF e EM. Constituem, assim, ________ de estímulos aos municípios e estados a investirem na EJA.
Preencha as lacunas escolhendo a alternativa CORRETA:
a. excluídos; livro didático; discursos.
b. beneficiários; banda larga nas escolas; políticas.
c. beneficiários; livro didático; discursos.
d. beneficiários; livro didático; políticas.
e. excluídos; banda larga nas escolas; discursos.
3. Maria Clara di Pierro, ao discorrer sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas videoaulas, alerta que essa é extremamente importante no contexto contemporâneo no que diz respeito à democratização da educação, a qual está em xeque por diversos motivos.
Em relação à trajetória da política da EJA e pautado(a) no vídeo-base, identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas a seguir.
I) Essa modalidade de ensino, historicamente, tem ocupado lugar prioritário na agenda das políticas públicas educacionais brasileiras.
II) Na última década, a EJA foi inserida de modo mais orgânico no sistema de Educação Básica, no seu próprio financiamento e até nos programas de assistência estudantil.
III) Nos últimos dez anos, mesmo num contexto supostamente de maior apoio por parte das políticas públicas, houve declínio significativo de matrículas na EJA.
IV) O discurso adotado nos anos 2000, no campo da EJA, propunha políticas mais de caráter profilático face aos desafios da universalização da Educação Básica.
V) É contemplada no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) (2007), em substituição ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) (1996 a 2006), porém com fator de ponderação superior em relação às outras modalidades de ensino.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
a. F; F; F; V; V.
b. V; V; F; V; F.
c. V; V; V; F; F.
d. F; V; V; V; F.
e. V; F; V; F; F.
Respostas
respondido por:
11
Resposta: 1- a. V;V;V;F
2. d. beneficiários; livro didático; políticas
3. d. F; V; V; V; F.
Explicação: 10/10 no ava
elisandrobp:
Respostas corretas.
Perguntas similares
2 anos atrás
2 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás