"A modernidade abre-se com eventos de extraordinária repercussão: a Reforma protestante e a chegada dos europeus à América. A conquista da América coloca para os juristas problemas novos, e com ela surgem questões não resolvidas anteriormente (pelo menos não na escala em que se dão) sobre o direito de conquista e descoberta, o direito de posse, a invenção, o tesouro, o direito do mar (a liberdade dos mares) e sobretudo a alteridade, a liberdade natural dos índios. Neste último tema, a modernidade começa a enfrentar a tolerância do diferente. A Reforma protestante e as guerras de religião, o fim da ecoúmene cristã latina impõem novos objetos de reflexão: o problema da pluralidade e da tolerância do dissidente de maneira nova. Antes a tolerância era corporativa, agora será distinta. Os Estados nacionais deverão encontrar um meio de tratar os dissidentes religiosos e não será fácil. O debate em torno da tolerância religiosa antecipará o debate a respeito da democracia, do respeito ao dissidente político"
Respostas
Considerando as informações apresentadas no enunciado, bem como os conceitos acerca de Estados Nacionais, podemos afirmar que a resposta correta está na letra E, ou seja, todas as assertivas são verdadeiras.
Sobre Estados nacionais
Estados nacionais, também chamados de Estado-Nação, consistem em um governo soberano, definido por uma unidade étnica e cultural, ou seja, considera as pessoas que vivem no território possuem características associadas à identidade, como, por exemplo, o idioma, a religião, a cultura, a história, a etnia, todas colocadas em prática dentro do referido estado.
Dentre as principais características dos Estados nacionais, temos a presença de poder centralizado, exército próprio, idioma específico, território definido e reconhecidos pelos demais estados.
Por fim, como sua pergunta está incompleta, é provável que o trecho abaixo seja o complemento do enunciado. Ressalto que a resposta acima foi dada com base nestas informações:
"Tomando como referência a formação dos Estados Nacionais, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) O aumento do tráfego comercial entre as cidades nascentes foi essencial para o surgimento dos Estados Nacionais.
( ) A nova teoria política e jurídica deve entreter-se com os assuntos da soberania e do pacto de dominação (sujeição) entre soberano e súditos.
( ) O novo mercado imporá o desenvolvimento das ideais contratualistas do Estado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Escolha uma:
a. V - F - V
b. F - V - V
c. F - F - F
d. V - F - F
e. V - V - V."
Saiba mais sobre Estados nacionais em: brainly.com.br/tarefa/53074291
#SPJ4