"apoiar a ampliação das equipes de profissionais da educação para atender à demanda do processo de escolarização dos (das) estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, garantindo a oferta de professores (as) do atendimento educacional especializado, profissionais de apoio ou auxiliares, tradutores (as) e intérpretes de Libras, guias-intérpretes para surdos-cegos, professores de Libras, prioritariamente surdos, e professores bilíngues;". (BRASIL, 2014). BRASIL. Lei nº 13. 005, de 25 de junho de 2014. Aprova o plano nacional de educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Edição extra, Seção 1, p. 1-7. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2015. Ao determinar a prioridade de surdos na contratação como professores de Libras, o Plano Nacional de Educação colabora para: Escolha uma:
Respostas
Diante contratação de surdos como professores de Libras, colabora o Plano Nacional de Educação partindo do fundamento que os modelos já adultos de surdos possam interagir com as crianças surdas, resultando na promoção pela representação do surdo na sociedade vigente.
Portanto, o gabarito desta questão é a alternativa B.
Caracterizando a presença dos professores surdos na disciplina de Libras
Sabemos que os indivíduos surdos estão cada vez mais presentes dentro da sociedade e no mercado de trabalho, expandindo suas competências, mostrando que embora apresentem uma deficiência, esta não e capaz de menosprezar e definir sua habilidades dentro da sociedade e do seu trabalho, fazendo com que estes sejam inseridos na comunidade.
Logo, o Plano Nacional de Educação, diante desta evolução da diversidade e a inserção de todas as pessoas na sociedade, propôs as contratações de profissionais surdos para a disciplina de Libras para as crianças surdas, para que estas possam ser inspiradas pela demonstração de inserção profissional na sociedade.
Complemento do enunciado
Escolha uma:
a. Que as crianças surdas se tornem preguiçosas para aprenderem a falar oralmente, ficando restritas a interação com outros surdos.
b. O contato de crianças surdas com modelos adultos surdos na escola, formando a sua identidade surda.
c. A essencialização da identidade surda como sendo determinada exclusivamente por meio do domínio da Libras.
d. Uma pedagogia corretiva e normalizadora da surdez, que defende a ouvintização.
e. Tornar a escola um lugar cada vez menos acolhedor às diferentes identidades, especialmente a identidade surda.
Entenda mais sobre professores surdos na formação aqui:
brainly.com.br/tarefa/21401820
#SPJ4