As controvérsias acerca do conceito de letramento e as dificuldades empíricas de sua mensuração, transformam-se na verdade em ferramentas de suma importância para o debate em torno das condições de letramento no Brasil. O fenômeno do letramento significa que já compreendemos que nosso problema não é apenas ensinar a ler e a escrever, mas é, também levar os indivíduos a fazer uso da leitura e da escrita, envolver-se em práticas sociais de leitura e escrita. Magda Soares afirma que, o uso de habilidades de leitura e escrita para o funcionamento e a participação adequados na sociedade, e para o sucesso pessoal, o letramento é considerado como responsável por produzir resultados importantes: desenvolvimento cognitivo e econômico, mobilidade social, progresso profissional, cidadania. Na prática social, o que implica ser letrado?
Respostas
respondido por:
0
A prática social identifica o letramento como o indivíduo capaz de interpretar fenômenos que estejam também alinhados com suas próprias realidades, proporcionando a capacidade de se tornar um cidadão mais consciente.
Letramento e Prática Social
Uma das principais evidências do letramento, na escola, configura-se na capacidade de se projetar mediante as práticas sociais. Para isso, é preciso que os indivíduos tenham o discernimento necessário, para se tornarem proativos na sociedade, à medida em que transmutam o conhecimento para o dia a dia.
Mais sobre letramento: brainly.com.br/tarefa/52759770
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás