Gente me ajudem pfv, amanhã tenho uma apresentação para fazer, e tenho que falar sobre o uso do gengibre ou sobre a relação do gengibre nas grandes navegações. Alguém poderia me dar uma ideia do que dizer?
Respostas
Resposta:
Explicação:
Originário do Sudeste Asiático, o gengibre (Zingiber officinale) era uma das mais caras especiarias das Índias desde a Era Romana, mas seu consumo, na Antiguidade, ficava restrito à nobreza militar, que o usava como remédio. Na época das grandes navegações, o gengibre foi trazido à América com outras especiarias. “No Brasil, chegou menos de cem anos depois do Descobrimento. Naturalistas que visitaram o país durante o período colonial acreditavam que se tratava de uma planta nativa, pois era comum encontrá-la em estado silvestre.
A planta foi levada para a Europa durante as Cruzadas, tendo se propagado por todo o continente. No Brasil, o gengibre foi introduzido pelos portugueses por volta do século XVI.
A planta pode medir até 1m de altura, possui folhas verde-escuras, caule grosso e subterrâneo, além de flores tubulares. Suas propriedades medicinais são conhecidas a milhares de anos atrás. De fato, o gengibre é indicado para amenizar os sintomas de gripes, resfriados, tosses e outras doenças respiratórias. É o rizoma da planta, isto é, seu caule subterrâneo, que é aproveitado na maioria dos casos.
Os rizomas também podem ser utilizados na culinária, no preparo de temperos, molhos e doces, ou consumidos em sua forma crua.