Quem foi o autor do paradigma que diz que é preciso fragmentar o corpo humano, de forma a detectar a doença, localizar o ponto exato desta para, dessa forma, poder tratar a enfermidade com mais propriedade?
Respostas
respondido por:
0
O paradigma filosófico de fragmentação em partes menores, identificação de um problema e solução foi criado pelo francês René Descartes e se chama método cartesiano. O britânico Isaac Newton, seguindo suas ideias, considerava o corpo uma soma de partes.
- Especificamente na área da saúde, a aplicação mais célebre do modelo cartesiano-newtoniano foi proposta pelo norte-americano Abraham Flexner em um relatório de 1910, que originou o chamado paradigma flexneriano.
A influência cartesiana-newtoniana no método Flexner
Historiadores apontam que o paradigma flexneriano, apesar de suas limitações, constituiu uma revolução no ensino e organização da área médica, ao ressaltar métodos científicos, delimitar campos de atuação e estimular especializações.
- O método Flexner costuma ser criticado pelo reducionismo, pelo excesso de foco na especialização médica, assim como na estrutura hospitalar, e por desconsiderar o enfoque holístico, ou seja, mais amplo.
- Crítica semelhante costuma ser feita ao método cartesiano-newtoniano, apontado como reducionista. Entretanto, também ele foi uma etapa importante na profissionalização da ciência e no estabelecimento do método científico.
- O chamado paradigma biomédico, durante muito tempo dominante na saúde, tinha influência flexneriana e cartesiana-newtoniana.
Continue aprendendo sobre paradigma cartesiano aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/4769920
#SPJ1
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás