Ainda que a fase pré-escolar possa se desenvolver no ambiente familiar, muitas crianças frequentam berçários, creches e escolinhas na formação escolar prévia. Ao adentrar no ambiente educacional, a alimentação pode sofrer influências positivas ou negativas. O manejo correto dessa fase pode construir hábitos alimentares e ser promotor de saúde. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre alimentação escolar, quais as principais contribuições do ambiente escolar na alimentação infantil? A) Socialização no campo da alimentação. B) Prevenção de introdução alimentar precoce. C) Inserção no Programa Nacional de Alimentação Escolar. D) Aumento e/ou manutenção de peso. E) Regras rígidas de horário nas refeições.
Respostas
A alternativa correta em relação às contribuições do ambiente escolar na alimentação infantil é a letra A - Socialização no campo da alimentação. Vamos entender melhor sobre este assunto.
Alimentação Infantil e Socialização
A educação infantil é o primeiro espaço de socialização e, consequentemente, de formação de hábitos para a vida. É na infância que as crianças aprendem a se alimentar, a escolher os alimentos, a se relacionar com a comida, a compreender seus sentimentos e a respeitar os sentimentos dos outros.
Por meio das brincadeiras, das situações de convivência e das atividades cotidianas, elas aprendem a ler o ambiente social e a se posicionar de forma crítica e sensível perante os problemas sociais, inclusive perante os que afetam a alimentação.
A alimentação escolar na educação infantil está ligada à socialização da criança de diversas maneiras. Ela é um momento em que as crianças podem aprender a se relacionar com outras crianças e adultos, além de aprender a se comportar em um ambiente social. Além disso, a alimentação escolar também pode ajudar a criança a desenvolver hábitos alimentares saudáveis e aprender sobre nutrição.
Veja mais sobre Alimentação Infantil aqui: https://brainly.com.br/tarefa/49182994
#SPJ1