43 Atribua significados aos trechos grifados, conforme a figura de linguagem indicada entre parênteses.
a) Aquele sitiante jamais negou teto para os que pediam abrigo. (Metonímia) A palavra "teto" é uma parte que representa o todo: a casa.
b) "Fica permitido que o pão de cada dia tenha no homem o sinal de seu suor." (Metonímia)
c) Os ramos inquietos das árvores anunciam a chuva de verão. (Prosopopeia)
d) Os ninhos dos pássaros na floresta estão sem- pre cheios de vida. (Metonímia)
Respostas
a) O "teto", parte, é usado como sinônimo do todo ao qual pertence, que é o abrigo ou residência. Por isso se trata de metonímia.
b) Suor é usado como sinônimo de trabalho. Novamente metonímia, já que o suor é parte do processo de esforço físico que constitui o trabalho. É a parte pelo todo.
c) A chuva e o vento movem os galhos das árvores. A frase indica, poeticamente, que é como se eles estivessem comunicando que chegou o verão. A atribuição de intenções humanas a objetos constitui a prosopopeia.
d) Os ninhos dos pássaros têm ovos ou filhotes, que são seres vivos. A frase usa metonímia porque diz que é a vida que enche os ninhos, ou seja, usa o geral como sinônimo do particular.
As figuras de estilo ou linguagem
O exercício trata de figuras de estilo ou figuras de linguagem, que são recursos estilísticos empregados para transmitir conteúdo. Há vários tipos. Além da metonímia e da prosopopeia indicadas no exercício, há outros:
- Comparação, que é um paralelismo entre objetos ou elementos.
- Metáfora, que é uma comparação com estrutura semelhante à da metonímia, dispensando o ato de comparação e associando diretamente duas coisas.
- Hipérbole, que é um exagero.
Continue aprendendo sobre figuras de linguagem aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/13866493
#SPJ1