Os problemas referentes à questão agrária estão relacionados, essencialmente, à propriedade da terra, consequentemente à concentração da estrutura fundiária. Explique.
Respostas
Outros problemas nas áreas agrárias incluem o uso de trabalho infantil e a exploração de trabalhadores. Apesar da abolição da escravatura em 1888, ainda existem queixas sobre trabalho escravo no Brasil. De acordo com a descrição da desigualdade social, a afirmação correta é 04 + 32 = 36.
Desigualdade social no espaço agrário
Os problemas agrícolas do Brasil são muito complexos no que se refere à concentração de terras, desigualdade e pobreza nas áreas rurais.
O atual avanço nos campos brasileiros é resultado de um processo histórico que culminou em campos desiguais.
Além do envelhecimento da população, a desigualdade rural decorre do acesso precário ao mercado de trabalho. Isso só pode ser combatido por programas sociais.
Complemento do enunciado:
Os problemas referentes à questão agrária estão relacionados, essencialmente, à propriedade da terra, consequentemente à concentração da estrutura fundiária, aos processos de expropriação, expulsão e exclusão dos trabalhadores rurais: camponeses e assalariados; à luta pela terra, pela reforma agrária e pela resistência na terra; à violência extrema contra os trabalhadores, à produção, abastecimento e segurança alimentar; aos modelos de desenvolvimento da agropecuária e seus padrões tecnológicos, às políticas agrícolas e ao mercado, ao campo e à cidade, à qualidade de vida e dignidade humana. Por tudo isso, a questão agrária compreende as dimensões econômica, social e política.
Com base na ilustração, no texto e nos conhecimentos sobre o espaço agrário, pode-se afirmar: (Soma).
Alternativas:
(01) A desigual distribuição das terras, herança do modelo econômico que se implantou recentemente no país, trouxe como consequência os atuais conflitos sociais no campo e a fixação, cada vez maior, do homem nas áreas rurais em função da chegada da modernização agrícola.
(02) O movimento das "Ligas Camponesas”, originado no início do século passado, deve ser entendido como uma manifestação local dos produtores rurais do agreste pernambucano contra a alta dos impostos. (04) A luta por terra é uma importante dimensão da questão agrária e os movimentos sociais dela resultantes se configuram em ações dos trabalhadores, que envolvem processos de expropriação, expulsão e exclusão social.
(08) A modernização da agricultura e da pecuária é bastante equilibrada nas diversas regiões do país, originando grande produtividade de alimentos com farta dieta alimentar da população.
(16) O modelo de reforma agrária vigente no país vem assegurando o acesso à terra, proporcionando recursos necessários para ela produzir e atingindo grande número de trabalhadores rurais.
(32) O MST representa diferentes expressões de contestação, seja contra a desapropriação de terras pelo Estado, a exemplo da região de Itaipu, seja contra a permanência de latifúndios improdutivos, como áreas no interior do Norte e do Nordeste.
Leia mais sobre espaço agrário em: https://brainly.com.br/tarefa/12029278
#SPJ4