Texto-base: Analise os dois textos a seguir: Texto 1 Apesar de considerar que existe diversidade conceitual em QVT, Sant’Anna, Kiliminik e Moraes afirmam que “praticamente todas as definições guardam em si, pontos em comum”, dentre os quais os autores citam: a compreensão de que a QVT seria um movimento de reação ao rigor dos métodos tayloristas visa propiciar maior humanização do trabalho, aumento do bem-estar dos trabalhadores e maior participação destes nas decisões e problemas do trabalho (SANT’ANNA; KILIMINIK; MORAES, 2011 apud SAMPAIO, 2012, p. 122).
Texto 2
A forma de compreender e lidar com as questões que envolvem a qualidade de vida no trabalho é diversificada, pois “vão desde cuidados médicos estabelecidos pela legislação de saúde e segurança até atividades voluntárias dos empregados e empregadores nas áreas de lazer, motivação, entre inúmeras outras” (FRANÇA, 2009, p. 24).
Enunciado: Considerando a mensagem central dos textos, é possível concluir que:
A. A existência de diversas formas de conceituar a qualidade de vida no trabalho se deve a divergências quanto à efetividade das práticas de QVT.
B. A teoria e as práticas em QVT são incompatíveis com o contexto atual do mundo corporativo e a forma de organização do trabalho.
C. As ações voltadas à qualidade de vida no trabalho são prejudicadas pela diversidade conceitual por ter embasamento teórico insuficiente.
D. A diversidade conceitual relativa à QVT também está refletida na aplicação do conceito e nas práticas que visam promover a qualidade de vida no trabalho.
E. Os conceitos e práticas em qualidade de vida no trabalho são determinados pela cultura organizacional que é diversificada.
Respostas
respondido por:
156
com cem certeza a alternativa (C)-a diversidade conceitual relativa à QVT também está refletida na aplicação do conceito e nas práticas que visam promover a qualidade de vida no trabalho.
username2:
A resposta ta certa, mas é a alternativa D nesse caso
respondido por:
54
Olá,
Como podemos analisar nos dois textos acerca da Qualidade de Vida no Trabalho, podemos inferir que Sant’Anna, Kiliminik e Moraes deixam claro que há várias definições para o que seria a QVT,mas que todas elas possuem pontos de ligação entre si.
Basicamente, a QVT é a humanização do colaborador, que era visto como "peça" por uma visão mecanicista; a Qualidade de Vida no Trabalho possui definições que fazem com que sua aplicação se dê também de maneira diferenciada, mas todas com o mesmo objetivo: melhorar a qualidade de vida do colaborador em seu trabalho.
Letra D.
Abraços!
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás