Os fatores que mais contribuem para a dificuldade da implementação da telemedicina no Brasil são barreiras políticas, falta de órgãos reguladores, poucos profissionais da saúde treinados para serviços de telemedicina, dificuldade de infraestrutura e resistência à mudança. No artigo de LIMA e colaboradores, que trata do "Avanço da telemedicina no Brasil no período de pandemia da COVID-19: uma revisão sistemática da literatura", destaca que vários fatores têm se apresentado como obstáculo e consolidação dessa ferramenta remota, como a própria demanda de recursos para a implementação dos serviços, a adequada capacitação profissional propensão a falhas tecnológicas, além das dificuldades oferecidas pelo não contato presencial entre médicos e pacientes, no qual interferem a não interpretação da linguagem corporal do paciente e a facilidade do abandono das consultas por parte do mesmo. LIMA, Isabele Santos de; OLIVEIRA, Edenis Cesar de; CARRARO, Nilton Cezar; ENTELMANN, Fabio Albuquerque. Avanço da telemedicina no Brasil no período de pandemia da COVID-19: uma revisão sistemática da literatura. Brazilian Journal of Health Review,Curitiba, v. 5, n. 3,p. 10505-10525,may. /jun. , 2022. DOI:10. 34119/bjhrv5n3-214. Https://brazilianjournals. Com/ojs/index. Php/BJHR/article/view/48741 Diante do assunto, analise as afirmações abaixo: I. A telemedicina precisa ser propriamente regulamentada para abranger o período após o enfrentamento da COVID-19. Para tanto, devem ser convocadas todas as partes interessadas na sua adoção para que seja construído conjuntamente um arcabouço jurídico adequado para as atividades dessa nova dinâmica de atenção à saúde, buscando compensar o atraso em relação a outros países. II. A telemedicina ou telessaúde são conceitos que englobam o cuidado e atendimento ao paciente por profissionais de várias áreas, como os que atendem a saúde, através dos meios tecnológicos. Esta modalidade é uma forma que pode ser acessada em todo território nacional. III. A telemedicina surgiu devido à dificuldade de acesso e
Respostas
A alternativa E, esta correta. As informações das alternativas I,II e III correspondem com as dificuldades, conceitos e regulamentação da telemedicina no Brasil.
Qual a importância da telemedicina ?
O avanço da telemedicina no período de pandemia da COVID-19 trouxe aos pacientes a oportunidade de realizar consultas e diagnósticos médicos, sem comprometer à saúde do individuo, mantendo o isolamento social, e a chance dos médicos em orientar os pacientes quanto aos cuidados da doença em questão.
Embora não substitua a consulta presencial, esse modelo auxiliou no diagnósticos de doenças graves que com diagnósticos tardios teriam maior risco de desenvolver complicações mais sérias.
Continuação do Enunciado:
III. A telemedicina surgiu devido à dificuldade de acesso e distribuição desigual de recursos médicos de boa qualidade e também porque a população passou a ter acesso a tecnologia facilitando a acessibilidade, equidade, qualidade integral para a população.
É correto o que se afirma em:
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) III, apenas.
D) I e II, apenas.
E) I, II e III.
Entenda mais sobre telemedicina em:
https://brainly.com.br/tarefa/36004587
#SPJ4
Resposta: Alternativa E está correta.
Explicação: Todas correspondem ao enunciado.