Respostas
Resposta:
O asmático apresenta uma condição genética, isto é, uma herança em seu DNA que determina uma reação exagerada na presença de alguns estímulos, como a poeira domiciliar formada por ácaros e fungos. Nos casos de asma alérgica, a forma mais comum de manifestação da doença, ou seja, os principais gatilhos que podem desencadear crises são:
Fungos
Presentes em todas as partes do universo, os microrganismos se desenvolvem com facilidade em locais úmidos e com alta temperatura. Eles podem se espalhar dentro de casa nas paredes, no teto e nos móveis de madeira. A ação dos fungos piora o quadro clínico de pessoas com asma por provocar a inflamação dos brônquios.
Ácaros
Encontrados com muita frequência em colchões, travesseiros, roupas, carpetes e cortinas, dentre outros, os ácaros e seus excrementos também aumentam a inflamação dos brônquios. Eles se alimentam de escamação de pele, principalmente humana, de pelos de animais de estimação e até de mofo. Embora difícil de ser eliminado, pode ter a sua disseminação controlada através do controle da umidade, já que essa é a principal condição para a vida desses e outros microorganismos.
Pelos de animais
Embora alguns acreditem que apenas o pelo dos animais afetem a asma, não é bem assim. A descamação da pele, a urina, a saliva e quaisquer outros tipos de secreção também podem ser gatilho da asma.
Fumaça de cigarro
A simples presença de algum fumante ao lado do asmático já é suficiente para que ele sinta os efeitos, é que a fumaça do cigarro aumenta os níveis de inflamação dos brônquios.
Gripes e resfriados
Um simples resfriado já pode causar irritação das vias respiratórias de quem tem asma. Mas o pior mesmo é quando se trata de acometimento viral, como no caso de uma gripe que pode provocar a crise de asma ou até mesmo piorá-la.
Pólen
Dispersas pelo ar, pequenas sementes de flores acabam sendo inaladas e os seus efeitos sobre o sistema respiratório acabam sendo prejudiciais no caso dos asmáticos.
Outono e Inverno
Com a temperatura mais baixa nós fechamos portas e janelas para fugir do ar frio e assim diminuímos a ventilação, o que favorece a proliferação de ácaros e o acúmulo de pó em tapetes e cortinas.
A ASBAI - Associação Brasileira de Alergia e Imunologia ressalta que um dos principais passos para tratar corretamente a doença é conhecer suas causas e afastá-las.