- (VUNESP-2019) É muito recentemente que historiadores brasileiros têm se debruçado sobre a revisão e a reescrita de toda história, isto é, dos acontecimentos no processo histórico e das versões historiográficas sobre esse processo. (Eduardo França Paiva. De português a mestiço: o imaginário brasileiro sobre a colonização e sobre o Brasil. Em Lana Mara de Castro Siman e Thais Nívia de Lima e Fonseca (org). Inaugurando a História e construindo a nação. Discursos e imagens no ensino de História, 2001) A partir do artigo, é correto afirmar que:
Respostas
Considerando a historiografia brasileira, é correto afirmar que "as disputas em torno das narrativas da história são parte da complexidade e abrangência na luta por uma memória que considere diferentes sujeitos historicamente silenciados.", alternativa D.
Historiografia brasileira
Apesar de, historicamente, preencher espaços volumosos nas estantesde bibliotecas e nos catálogos editoriais, o gênero biográfico brasileiro é objetode poucos estudos no âmbito da história da historiografia brasileira. Desde a criação do IHGB, em 1838, até meados do século XX, o fazer biográfico esteve,não sem sofrer mudanças significativas nos modos da escrita e das concepções acerca do gênero, sempre no horizonte da atividade do historiador brasileiro.
As narrativas atuais sobre a história do Brasil buscam ampliar a visão sobre a realidade do Brasil colonial e as trajetórias dos sujeitos marginalizados.
Completando a questão, temos:
"A os historiadores brasileiros revisionistas foram responsáveis pela inserção no Brasil de uma corrente ultrapassada que desvirtuou as narrativas abrangentes e complexas dos temas clássicos.
B as versões historiográficas no Brasil são parte de uma narrativa conservadora que busca de maneira totalizante legitimar e impor uma única narrativa acerca dos fatos pesquisados.
C independentemente de qualquer narrativa considerada inovadora, a historiografia deve se ater aos discursos totalizantes que explicam de forma pormenorizada os fatos e assuntos analisados.
D as disputas em torno das narrativas da história são parte da complexidade e abrangência na luta por uma memória que considere diferentes sujeitos historicamente silenciados.
E os discursos e as narrativas da historiografia brasileira são ultrapassadas diante da inovação provocada por campos de pesquisas que refutam temas considerados superados."
Mais sobre historiografia brasileira em:
https://brainly.com.br/tarefa/11414126
#SPJ4