O Cultivo das PANCs está altamente relacionado com uma nova concepção de agricultura, tendo um olhar voltado para a sustentabilidade e agroecologia. Além disso, tais plantas estão associadas à conservação da biodiversidade, das espécies nativas e do manejo adequado do solo, estas são pouco afetadas por pragas e doenças, portanto adequam-se facilmente a cultivos orgânicos e agroecológicos. Fonte: FILHO, J.M. importância das PANCs para promoção da saúde e educação nutricional, social, gastronômica e ambiental. Diante do papel das PANCs na utilização sustentável da água, analise as asserções a seguir, a relação proposta entre elas e assinale a alternativa correta: I – Muitas PANCs têm papel importante na preservação de água e mananciais. PORQUE II – PANCs como taboa, aguapés, agrião-d’agua, agrião-do-brejo, entre outras, podem evitar a erosão e atuar como filtro ecológico estando ligadas à conservação de recursos hídricos.
Respostas
Levando em conta as PANCs e seu papel na utilização sustentável da água, pode-se concluir que as assertivas I e II são verdadeiras e que a assertiva II é uma justificativa correta da assertiva I.
Sobre as PANCs
As plantas alimentícias não convencionais, mais comumente referidas como PANCs, são plantas que normalmente não são consumidas como alimentos, uma vez que não são produzidas em larga escala pelas indústrias alimentícias e produtores rurais, no entanto, incluem plantas com valor nutricional elevado, configurando um papel social importante para estas plantas.
Muitas espécies de PANCs são associadas a corpos d'água, como a taboa, ajudando a evitar a erosão do ambiente, bem como atuando como filtradores, pois plantas em geral apresentam a capacidade de absorver elementos que podem ser poluentes ao ambiente.
Você pode continuar estudando sobre PANCs e plantas alimentícias aqui: https://brainly.com.br/tarefa/22883974
#SPJ1
Resposta: Alternativa 1 - as assertivas I e II são verdadeiras e que a assertiva II é uma justificativa correta da assertiva I.
Explicação: Cultivar as PANCS significa uma nova concepção de agricultura, uma agricultura realmente sustentável e de base ecológica. As PANCs estão intimamente ligadas à conservação da biodiversidade, das espécies nativas e do manejo adequado do solo. Normalmente, têm características de alta rusticidade, sendo, em geral, pouco afetadas por pragas e doenças, adequando-se facilmente a cultivos orgânicos e agroecológicos. Muitas delas têm papel importante de preservação de água e mananciais, por evitarem erosão e atuarem como um filtro ecológico, como a tabo (Typhadomingensis), aguapés (Limnocharisflava) e várias espécies de agrião, como agrião-d’agua (Heteranthera reniformis), agrião-do-brejo, entre outras. Tudo isso está diretamente ligado à conservação dos recursos hídricos.