Com relação à embriologia do sistema urinário, sabe-se que a partir da terceira semana de desenvolvimento fetal ocorre a diferenciação de parte do mesoderma ao longo da face posterior do embrião, que é conhecido como mesoderma intermediário. O mesoderma intermediário origina os rins
Respostas
Sobre a embriologia do sistema urinário, as afirmativas corretas são I, II e III.
- IV está incorreta porque o mesoderma intermediário não origina os néfrons.
Embriologia do sistema urinário
O desenvolvimento do trato urinário começa com a formação do cordão nefrogênico na quarta semana, ao longo do qual se formam os propenofros, mesonefros e metanefros.
Embora os rins metanéfricos atuem como unidades excretoras funcionais já na 11ª semana, a nefrogênese não está completa até a 32ª semana, quando múltiplos eventos de ramificação formaram de um a três milhões de túbulos coletores.
Interações complexas orquestradas entre vários tecidos embrionários, o ducto mesonéfrico, o broto ureteral e o blastema metanéfrico garantem o desenvolvimento correto do trato urinário. Interrupções nessas intrincadas vias de sinalização, genéticas ou ambientais, resultam em anormalidades congênitas do rim e do trato urinário, incluindo agenesia e displasia renal, doença renal displásica multicística e doença renal policística.
Completando a questão, temos:
"Assinale (F) nas alternativas falsas e (V) nas alternativas verdadeiras;
I) A partir da terceira semana de gestação, o desenvolvimento do
mesoderma intermediário origina os rins ( );
II) O ducto mesonéfrico forma os néfrons, que são as unidades funcionais
do sistema urinário ( );
III) O metanefro forma os ductos coletores, cálices, pelve renal e ureter ( );
IV) O mesoderma intermediário origina os néfrons ( )."
Mais sobre sistema urinário em:
https://brainly.com.br/tarefa/40677781
#SPJ4