"Para o controle de qualidade microbiológico de plantas medicinais deve-se levar em consideração a origem, devido ao contato direto que os vegetais têm com o solo, rico em fungos, insetos e animais repletos de bactérias e fungos. A contaminação desse material por microrganismos pode gerar degradação do material, o que é uma fonte de patógenos. Esses produtos são de grande risco, fazendo-se necessário determinar medidas adequadas de controle higiênico-sanitário, afim de garantir a qualidade e segurança deste tipo de produto desde a coleta até o produto final. " Considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso: ( ) O controle biológico é um método alternativo à análise quantitativa de marcadores, baseado na avaliação da atividade biológica do fitoterápico. ( ) Fatores como poluição na água de irrigação, condições de coleta, manipulação, secagem e estocagem, são pontos importantes a serem considerados no controle de produtos naturais por permitirem altos níveis de contaminação microbiana. ( ) A necessidade do controle microbiológico dos fitoterápicos é de extrema importância devido à segurança, eficácia e principalmente a aceitabilidade desses produtos. ( ) A estabilidade microbiológica pode ser atingida com a adoção de Boas Práticas de Fabricação, além de que, na formulação devem ser utilizados conservantes adequados, de modo que esses conservantes não mascarem o crescimento de microrganismos provenientes do processo de fabricação. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: Escolha uma: a. V - V - V - V. B. F - V - V - V. C. F - V - F - F. D. V - V - V - F. E. V - V - F - F
Respostas
Podemos considerar diante do controle de qualidade microbiológico em plantas medicinais que todas as asserções apresentam proposições verdadeiras.
Portanto, o gabarito desta questão é a alternativa A.
Caracterizando o controle de qualidade microbiológico
Podemos destacar que para que se tenha uma garantia de um adequado controle microbiológico é necessário adotar boas práticas de controle e de fabricação.
Diante disso, sabemos que controlar o processo microbiológico, bem como o controle da biocarga, da matéria-prima e da fabricação, resultam em prevenir uma contaminação cruzada.
Logo, para serem consideradas seguras as plantas medicinais passam por um processo de qualidade o qual checa se as plantas, assim como o cultivo e as coletas, estão livres de partes de outras plantas, da presença de qualquer material estranho e das contaminações tanto inorgânicas como microbianas.
Entenda mais sobre controle de qualidade aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/23951482
#SPJ4