• Matéria: ENEM
  • Autor: greitom31
  • Perguntado 3 anos atrás

Desde que veio a público, em setembro de 1974, seis meses após a posse do presidente Ernesto Geisel, e ao longo de sua execução, o II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND) foi objeto de acaloradas polêmicas. Sua proposta central de imprimir novo rumo ao desenvolvimento brasileiro, ao priorizar o aumento da capacidade energética e da produção de insumos básicos e de bens de capital, representava uma guinada de vulto no modelo anterior, vigente durante o período do “milagre” de 1968-1973, cuja prioridade residia nos bens de consumo duráveis.

FONSECA, Pedro Cezar Dutra; MONTEIRO, Sergio Marley Modesto. O Estado e suas razões: o II PND. Rev. Econ. Polit., São Paulo , v. 28, n. 1, p. 28-46, Mar. 2008 . Disponível em: . Acesso em: 18 Ago. 2022.

A respeito do II PND, avalie as afirmações abaixo:

I. O plano continuou como prioridade a indústria brasileira, que já possuía fomento no período do milagre econômico.
II. O setor de produtos primários não entrou em contextualização em questão as prioridades do plano.
III. O plano tinha como ideia que, conforme as empresas do governo progredissem, seus planos de investimentos no setor de insumos criariam uma demanda que incentivaria o setor privado a aplicar seus recursos no setor de bens de capital.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.
Alternativa 2:

III, apenas.
Alternativa 3:

I e III, apenas.
Alternativa 4:

II e III, apenas.
Alternativa 5:

I, II e III.

Respostas

respondido por: juniorecarina
1

Resposta:

SOMENTE A RESPOSTA 3 ESTÁ CERTA.

Explicação:

1 ERRADA: O plano modificou as prioridades que a indústria brasileira carregava no período anterior, ou seja, o milagre econômico. Assim, de um padrão fundamentado no crescimento do setor de bens de consumo duráveis, com grande acumulação de renda, passou a ser uma economia fundamentada no setor de produtos primários, bens de capital e meios de produção.

2 ERRADA: Assim, de um padrão fundamentado no crescimento do setor de bens de consumo duráveis, com grande acumulação de renda, passou a ser uma economia fundamentada no setor de produtos primários, bens de capital e meios de produção.

3 CERTA: PAG 175 - DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO

respondido por: pelaisrosilene
0

Resposta:

alternativa 2

apenas III

Explicação:

pag.175 livro

Perguntas similares