• Matéria: Direito
  • Autor: Juriscreide9693
  • Perguntado 3 anos atrás

"A razão de ser da oposição é a incompatibilidade entre a pretensão do terceiro e as das partes originárias. Essa incompatibilidade tem por objeto o próprio bem que o autor pleiteia com fundamento em direito real ou pessoal (créditos, etc. ). " Acerca do instituto da OPOSIÇÃO, assinale a alternativa correta. Escolha uma: a. A oposição e a ação originária terão sentença distintas. B. A oposição pode ser proposta após a prolação da sentença. C. A oposição, quando admitida, não será apensada à ação originária. D. O juiz não decidirá simultaneamente a ação originária e a oposição. E. Se um dos opostos reconhecer a procedência do pedido, contra o outro prosseguirá o opoente

Respostas

respondido por: camilaperrut
0

Considerando as informações apresentadas no enunciado, bem como os conceitos acerca de oposição, podemos afirmar que a resposta correta está na letra B, ou seja, ela pode ser proposta após a prolação da sentença.

Sobre a oposição

No âmbito do direito processual civil, a oposição consiste na forma pela qual um terceiro intervém no processo judicial. Tal intervenção é materializada através de um novo processo, que será distribuído por dependência àquele que lhe deu causa.

Ademais, para o cabimento da oposição, deve-se observar três pressupostos de admissibilidade. São eles:

  1. Litispendência do processo principal;
  2. A pretensão do oponente deve estar ligada ao direito ou à coisa em disputa entre autor e réu do processo principal;
  3. O momento do ajuizamento da ação, que poderá interferir na oposição.

No que tange à questão ora abordada, a alternativa correta está prevista no artigo 684 do Código de Processo Civil.

Saiba mais sobre oposição em: brainly.com.br/tarefa/7706256

#SPJ4

Perguntas similares