1- Pesquise as 4 principais regras do método cartesiano de Descartes e mostre como elas poderiam ser usados nas etapas de uma descoberta científica.
2- Mostre a crítica ao Princípio de Causalidade feita por David Hume, usando como exemplo, uma lei da fisica de Newton ou um conceito de Darwin.
3- Dê 4 exemplos de ideias simples (John Locke ) e as transforme em 2 ideias complexas.
Respostas
Pergunta 1) As principais regras do método cartesiano de Descartes são: evidência, análise, ordem e enumeração. A partir dessas informações, podemos elaborar uma resposta sobre como usar esse método em uma pesquisa científica.
Método Cartesiano
É baseado na dedução, partindo de verdades simples e raciocinar sobre eles até chegar a conclusões. Ele é um Ceticismo Metodológico, parte do princípio de duvidar de tudo que pode ser duvidado.
Regras do método de Descartes
- Evidência - Questionamento de ideias que não são claras e distintas e separação delas.
- Análise: Dividir as questões que serão analisadas, cada questão que puder ser separada.
- Ordem: Ordenar essas questões das mais simples até as mais complexas.
- Enumeração: Revisões gerais e enumerações, de tal forma que nada fique omitido. Certificar-se de que nenhuma lacuna foi deixada e conectar todos os elos.
Leia mais sobre Descartes: https://brainly.com.br/tarefa/4337267
Pergunta 2) Para Hume, a causalidade (noção de causa e efeito) não é uma propriedade da natureza, mas uma criação humana. Ele negou a causalidade como aspecto objetivo e afirmou que a razão está subordinada aos aspectos da psicologia.
Para exemplificar usando uma lei de Newton, podemos citar as críticas às alegações "exageradas" sobre substância, poder, Deus, força e essência.
Hume
Hume não critica os feitos de Newton, mas afirma que ele tinha dificuldades de entender o meio e o contexto ao qual estava inserido devido seu diálogo com a causalidade. Também afirma, que está além da capacidade humana entender a natureza dos corpos.
Leia mais sobre Iluminismo: https://brainly.com.br/tarefa/2510488
Pergunta 3) Para Locke, ideias simples são o objeto imediato da percepção, pensamento, sensação. São qualidades dos objetos que podem ser percebidas sem análises. As ideias complexas são combinações de ideias simples são de 3 tipos, as ideias de modo, substância e relação.
Usando essas informações, podemos elaborar a resposta da questão. Um exemplo de ideias complexas é a afirmação de que uma maçã é vermelha, doce, redonda, fresca, é uma fruta e tem cheiro bom.
Locke
Propõe uma teoria empirista. Locke afirmou que a razão humana tinha limites. Quando os homens nascem, eles são como uma folha em branco, sem conhecimentos inatos. Ao longo das experiências, os indivíduos vão adquirindo conhecimento.
Leia mais sobre Empirismo: https://brainly.com.br/tarefa/1674121
#SPJ1