"O planejamento estratégico de GP refere-se à maneira como a função de GP deve contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais e, simultaneamente, favorecer e incentivar o alcance dos objetivos funcionais de suas áreas e dos objetivos individuais dos funcionários" (CHIAVENATO, 2014, p. 68). A partir da citação do autor, pode-se afirmar que a relação da gestão de pessoas com o planejamento estratégico organizacional deve ser de:
Respostas
A relação da área de Gestão de Pessoas com o Planejamento Estratégico organizacional deve ser de complementaridade. Logo, o gabarito é dado pela letra C.
Gestão de Pessoas e Planejamento Estratégico
Existe uma relação de complementaridade entre a área de Gestão de Pessoas e o Planejamento Estratégico. Na prática, isso ocorre porque os talentos escolhidos (com as competências conhecimentos, habilidades e atitudes) devem trabalhar em busca dos objetivos estratégicos de organizações públicas e/ou privadas.
Diante de tudo o que foi colocado, podemos compreender que o setor de Gestão de Pessoas deve trabalhar na busca de profissionais preparados (com base no perfil definido) para lidar com os objetivos estratégicos de cada organização.
Segue o restante da pergunta:
(...)
A.
Oposição, uma vez que a gestão de pessoas deve priorizar os objetivos dos colaboradores.
B.
Não existe relação possível por se tratarem de áreas diferentes com objetivos distintos e particulares.
C.
Complementaridade, pois as práticas de gestão de pessoas alinham os talentos e as competências das pessoas aos objetivos estratégicos.
D.
Conflito, uma vez que as práticas de gestão de pessoas visam o bem-estar dos colaboradores e as estratégias, o lucro.
E.
Contribuição, uma vez que quando a gestão de pessoas se integra nesse processo estratégico, ela acaba reduzindo a eficácia.
Aprenda mais sobre o tema Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas em:
https://brainly.com.br/tarefa/53413164
#SPJ4